domingo, 1 de fevereiro de 2015

FATOS DATADOS (AV)


1º DE FEVEREIRO



*O primeiro ato de Governo do Presidente Juscelino Kubitschek marca bem a personalidade e o espírito democrático de JK.  Ao abrir a reunião ministerial, às 7 da manhã, em 1956, o Presidente assina decreto “suspendendo, a partir daquele dia, a censura aos órgãos de divulgação e publicidade no País – jornais, revistas, estações de rádio e televisão”.  Faz uma análise da “situação econômica e financeira do País, realçando a crise inflacionária” e expõe as linhas mestras do seu Governo, representadas pelo Plano de Trinta Metas, sendo Brasília a Meta Síntese.

*Ponto de encontro das turmas de trabalho da estrada Belém-Brasília, em Açailândia, o Presidente Juscelino hasteia, em 1959, a Bandeira Nacional e evoca “o júbilo intenso do povo brasileiro pelos êxitos da ligação do Brasil de Norte a Sul.”

*Todas as Colunas da Caravana da Integração Nacional se encontram em Goiânia, em 1960. Ovações populares.  A última etapa da jornada se concluirá amanhã, dia 2, em Brasília. Todas as colunas – do Norte, do Sul, do Leste e do Oeste – serão recebidas pelo Presidente e pelos trabalhadores que constroem Brasília. É a festa da Integração Nacional, na futura Capital!

*A Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, tem novo presidente nacional, em 2013: Marcus Vinícius Furtado Coelho. Mais de 822 mil liderados. * Brasília perde um dos pioneiros da primeira hora: José Carlos de Souza. Dono do Hotel Souza, fundador do Ginásio Brasília e da Loja Maçônica Estrela de Brasília, em 1957.
Diógenes Cardoso
Alfaiate oficial da ABL 
*O fardão dos acadêmicos da Academia Brasileira de Letras é aprovado em 1923. Na mesma sessão em que foi definido o uniforme acadêmico, a ABL aprova a Bandeira, o Selo e a divisa Ad Immortalitatem. * Nasce, em 1867, o fluminense Ataulfo de Paiva. Escritor, jurista e ministro do STF.  Em 1916, ingressa na ABL.


*Hoje é o Dia do Publicitário e do Eletricitário. Veneração a Santa Brígida, de origem irlandesa e muito venerada na Inglaterra e Escócia.  * Data do nascimento de Mozart Camargo Guarnieri, Wender Furtado de Oliveira, Tânia Aguiar, Vamireh Chacon, Waldemar Lopes, Wender de Oliveira e Sehan Gessinger. 



* OS 366 DIAS DE BRASÍLIA, 
DO BRASIL E DO MUNDO  
(Página do Facebook)

Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário