sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO

13 DE FEVEREIRO DE 2015


* O Lago Paranoá atinge, em 1960,  a quota de 990 metros acima do nível do mar. Faltam 10 metros para chegar à quota programada, de mil metros. * É concluída a obra da primeira Escola Parque de Brasília, na Entrequadra 307/308 Sul.

* Evolui para melhor, o Carnaval de Brasília, em 2013. Quer na presença significativa de escolas e blocos prestigiando a alegria quer no comportamento dos foliões.

* Milhares de Sem-Terra enfrentam a Polícia, na Praça dos Três Poderes, em 2014, e deixam 30 policiais feridos. * Médicos cubanos do Programa Mais Médico fogem do Brasil rumo a Miami, em 2014. * Advogado Jonas Tadeu Nunes diz que os encapuçados são aliciados e financiados por grupos políticos para agir de forma violenta.

* José Dirceu e Palocci, ex-ministros de Lula, apontados pelo doleiro Youssef na Propina Petrobras. * Dilma encontra-se com Lula em São Paulo. * Pizzolato, do Mensalão, pode ser extraditado. * Banco Central aponta recessão no Brasil, em 2015.

* Artista plástica Tomie Ohtake morre aos 101 anos. Poeta e crítico de arte Ferreira Gullar exalta contribuição de Tomie. Estrela do Oriente no Brasil! * Papa Francisco reúne 165 cardeais e pede “transparência total “. Jovem Lucas da Luz Alves, de 15 anos, é morto covardemente ao participar de protesto contra aumento da gasolina.

* A memória da cantora lírica Maria Helena Buzelin é resgatada, em 2015,  num projeto admirável ideado por Dalnio Starling, com assessoria de Raquel Romano. Além de um livro, é editada uma caixa com oito CDs reunindo interpretações de Helena Buzelin nos campos da música lírica, clássica, romântica e brasileira, além de uma entrevista com a artista. Há o propósito de criar-se o Instituto Helena Buzelin.

* Constâncio Alves, jornalista e médico baiano, falece em 1933, no Rio de Janeiro. Em 1922, ingressa na Academia Brasileira de Letras.

* Instala-se em  São Paulo, a Semana de Arte Moderna, em 1922. * Em 2013, o II Congresso Nordestino de Cordel, em Brasília, no Teatro da Caixa.

* Veneração a Santiago Miller. * Data do nascimento de Maurício Vasconcelos, Paulo Octávio, Sophia  Aguiar, Adalício Nogueira, Branca Bakaj, Joacil de Britto, Lúcia Brasil, Riase Ressan, Vanessa Pacheco e Rejane Limaverde.


Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário