sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

FATOS DATADOS (AV)


06 DE FEVEREIRO

* Paulo de Tarso assume a Prefeitura de Brasília, nomeado pelo Presidente Jânio Quadros, em 1961.  * O governador Elmo Serejo de Farias, prestigiado pelo presidente Ernesto Geisel, inaugura, em 1976, o viaduto ligando as Avenidas W3-Sul e W3-Norte. * Outra obra de vulto é, também,  entregue  em 1976: a Ponte Costa e Silva.  Liga o Plano Piloto ao  Lago Sul.

*A Igreja da Imaculada Conceição de Maria, no Park Way, é fundada em 2000.

*Niemeyer desiste, em 2009,  de construir  uma Praça na Esplanada dos Ministérios.

*Fugitivo e condenado do Mensalão, Henrique Pizzolato é preso na Itália, em 2014.

*Símbolo do pensamento e das letras luso-brasileiras, nasce, em 1608, o Padre Antonio Vieira. Viu a luz em Portugal, mas, criança, muda-se para o Brasil, onde ingressa na Companhia de Jesus. Seus Sermões são antológicos.
 
*Aniversário, também, do escritor Napoleão Valadares, ex-presidente da Associação Nacional dos Escritores. Autor de Arinos e Dicionário dos Escritores de Brasília.

*200 milhões de dólares desviados da Petrobras para tesoureiro do PT Vacari Neto  – revela ex-gerente Pedro Barusco, em 2015. * Frevo no CCBB, em 2015.

*O poeta carioca Osório Duque Estrada deixa-nos em 1927. Autor da letra do nosso Hino Nacional e membro da Academia Brasileira de Letras, onde ingressa, em 1915. *  Felipão estreia, em 2013, como Técnico da Seleção Canarinho.

*O diplomata e escritor pernambucano Geraldo Holanda Cavalcanti nasce em 1929. Em 2010, é eleito para a Academia Brasileira de Letras em 2010. Autor de A Palavra.

*Hoje é Dia do Agente de Defesa Ambiental. * Nacional da Nova Zelândia. * Veneração a Santa Doroteia e São Paulo Miki. * Data do nascimento de Raul Canal, Adalberto Lassance, Alberto A. Cavalcante,  Dicamor Moraes, Dora Duarte, Inês Meira de Oliveira, Luiz Bertoletti,  Victor Tannuri e Luziane Guazina.

Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário