sábado, 7 de fevereiro de 2015

ARTIGO (LD)

RAZÕES
Lucas Demetrius*

Como dizia Sartre, cada pessoa faz sempre a única opção ao seu alcance para o seu momento presente, necessariamente toma sempre a melhor decisão que as circunstâncias lhe apresentam, e, obrigatoriamente, opera da maneira mais eficiente que consegue – não importando se, aos olhos alheios e se ao seu próprio julgamento futuro, ela incidiu em equívoco ou pecou.

Significa dizer que o parâmetro da excelência na atitude, na conduta e no desempenho de cada um, em potência e em ato, não será o procedimento do outro mais lúcido e mais capaz – nem mesmo o discernimento e a capacidade média de um determinado grupo em que o indivíduo se insira determinará critério justo para aferição de sua culpa e a imposição de castigo. Será somente o resultado. 

Assim, mesmo excetuando-se o notório idiota e o indolente consabido, todas as partes têm razão em suas demandas, em suas instâncias, em seus libelos, em seus reclamos, em seus objetivos, porque a partir de suas contingências pessoais podem-se sempre tê-los individualmente como justos e inocentes.

Não poderia o indivíduo querer de outra forma, nem fazer melhor ou diferente do que fez, conforme o comando imperioso de sua experiência de vida, seu descortino do mundo, as convicções que introjetou, sua ignorância e suas dúvidas, suas paixões e seus medos, enfim, suas próprias capacidades e existenciais limitações.

Portanto, é somente a “lei dos homens”, aplicada ao senso comum e ao mérito formal, na hermenêutica dos juízes, que vai decidir no caso concreto que pretensões são mais legítimas, merecendo prosperar, e quais concepções e atitudes são menos felizes que as de seu antagonista, condenadas ao fracasso.

Na verdade, para cada um o direito é aleatório. Se cada uma das partes adversárias estivesse no exato contexto e situação fática da outra, com a mesma carga experiencial, ante a iguais estrutura e conjuntura, os polos se inverteriam incontinenti.

Claro que não se pode fazer o que não se sabe, saber o que não se ouviu, sentir o que não se viu, aprender o que não viveu, muito menos ter determinado grau de poder, sem a necessária energia e inteligência. Aqui confirmamos Ortega y Gasset, em que o homem depende, antes de tudo, de suas circunstâncias, aí compreendidos a sua sorte, o seu ideário, as suas atitudes, a sua disposição, a sua trajetória.

Por isso, em qualquer refrega, sem perder o ímpeto de vencer e sem desperdiçar nenhuma oportunidade de revide, é preciso respeitar o contendor e perdoar-lhe moralmente as mais enérgicas invectivas e investidas.          




 *Lucas Demetrius
Pensador

Nenhum comentário:

Postar um comentário