sábado, 28 de fevereiro de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO

28 DE FEVEREIRO DE 2015



* Em 1957, circula o primeiro número da Revista Brasília, editada pela Novacap para divulgar seus atos e o andamento das obras de Brasília.

*Para lecionar na nova Capital não faltarão, felizmente, bons professores – disse o ministro Clovis Salgado, da Educação, no início de 1960. Anuncia que mais de l.500 candidatos  concorrem às 100 primeiras vagas para lecionar em Brasília e nada faltará aos estudantes transferidos.  Informa o Ministro que já existe uma Comissão, de sigla CASEB, com a missão de dirigir o sistema escolar público.  Armando Hildebrand é o dirigente.

* Em 2013, o Papa Bento XVI despede-se do Papado,  ovacionado pela multidão.

* O Brasil que não sonhamos, nas páginas do CB-2015:  * Cotão, farra do avião e shopping para deputados. * Ação ameaça reajuste de 100 mil servidores do DF. * PT não se convence do arrocho * Estradas sob tensão. Caos nas estradas. * Imposto sobe até 150% e empresas podem demitir. * Conta de luz sobe 24,1% no DF. Água, 16,2%. * Comida nos hospitais dura só uma semana. * Ex-governador Agnelo tem conta, imóveis e carros bloqueados, pela segunda vez. * Aperte o cinto, a vaga sumiu. *  Prestes a divulgar lista de políticos envolvidos no Petrolão, casa do Procurador é arrombada. * Bandidos invadem casa de Lilian Roriz.  

* Nasce a pianista paulista Guiomar Novais, em 1894.  Em Minas, o cronista Paulo Mendes Campos, em 1928. * Na Itália,  o pintor Rafael, em 1483.

*O Brasil perde três  valores da vida cultural: o poeta e romancista paulista Rodrigo Otávio, em 1944; a pianista e compositora Dinorá de Carvalho, em 1980;  o professor alagoano e dicionarista Aurélio Buarque de Holanda, em 1989. * Rodrigo Otávio e Aurélio Buarque de Holanda integraram a Academia Brasileira de Letras. * Em 2015, morre dona Irene Ferreira Noronha  Vasconcelos, nascida em Abaetés-MG.  Mãe de quatorze bons filhos, meus amigos.

* Hoje é o Dia Internacional das Doenças Raras. * Veneração a São Daniel Brottier. * Data do nascimento de Edson Cisne Vasconcelos, irmão muito querido,  Arthur Nunes Jacobina, Alcides Aquino Leite, Neusa Caldeira Paiva, Marieta Cazarré, Álvaro Modernell e Ednaldo Viana. *




 
Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário