quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

FATOS DATADOS (AV)

05 DE FEVEREIRO

*Depois do êxito da Caravana da Integração Nacional, em Brasília, no dia 2, a Coluna Norte, que veio de Belém do Pará, chega ao Rio de Janeiro.  Em frente ao Palácio do Catete, o Presidente Juscelino recebe os 200 caravaneiros. Viajam em 65 veículos, já de fabricação nacional.  Percorreram 2.200 quilômetros pela Belém-Brasília, rompendo a selva amazônica, e mais 1.200 pela estrada Brasília-Rio.  Bandeirantes modernos!

*Brasília contém um profundo sentido de cristalização do desenvolvimento - disse o Presidente Juscelino Kubitschek, numa exposição, pelo rádio, em 1960. E acrescenta: “Ela quer dizer que estamos saindo do litoral depois de 400 anos de lutas. Brasília afirma que o gigante está voltando agora para o seu interior”.

*JK faz, então, esta reflexão: “É profundamente doloroso que o Brasil, em 1960, tenha dois terços de sua superfície como um deserto. Mas, Brasília é o marco número um do desenvolvimento do Brasil. Vai fazer a integração nacional, como já comprovaram as caravanas que acabam de realizar a ligação Norte-Sul, Leste-Oeste”.

*O Pacotão estreia no Carnaval de Brasília, em 1978.  Intelectuais e artistas o inventaram.  Jafé Torres lidera. Só marchinhas e alegorias satirizando a vida política.  * Cerca de 5 mil pessoas cantam e dançam acompanhando, ao som do frevo pernambucano, o Carnaval do Galinho da Madrugada de Brasília. Nas festas de Momo.


*Todos os diretores da Petrobras renunciam e abandonam  os cargos, inclusive Graça Fortes. * Câmara aprova nova CPI da Petrobras.  * Odete Lara, atriz, morre em 2015.

*Augusto de Lima, jornalista e poeta mineiro, é eleito, em 1903, para a Academia Brasileira de Letras. É seu presidente, em 1928. * Nasce, em 1900, nos Estados Unidos, Adlai Stevenson, que chega à Vice-Presidência do seu país. 

*Hoje é o Dia Nacional da Mamografia, do Datiloscopista e da Papiloscopia.* Aniversário de Colombo, no Paraná. * Veneração a Santa Águeda ou Ágata.  Protetora das Amas de Leite e das Doenças da Mama. * Data do nascimento de Regina Blas Duarte, Vandalcy Regina Fuzatto Costa, Henrique de Souza Filho, Lourdes Addiléia Miranda e Léa Fonseca Silva.


Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário