segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

FATOS DATADOS (AV)



2 DE FEVEREIRO
*O2 de fevereiro de 1960 é momento marcante da vida nacional. O Brasil se encontra em Brasília, numa festa memorável na Praça dos Três Poderes.  Brasileiros dirigindo carros já fabricados no Brasil e procedentes do Norte, do Sul, do Leste e do Oeste são recebidos pelo Presidente Juscelino Kubitschek.  Os caravaneiros, que JK os chama de “bandeirantes modernos”, rompem milhares de quilômetros pelas estradas Belém-Brasília, Porto Alegre-Brasília, Rio de Janeiro-Brasília e Cuiabá-Brasília. Cortando os chãos do interior do Brasil e congregando-o  em Brasília, que  se posiciona como polo de integração nacional e de irradiação de progresso a todos os rincões da Pátria.

*O Presidente Juscelino, antes de embarcar para Brasília a fim de receber a Caravana da Integração Nacional,  define aquele momento histórico: “ É o Brasil que se levanta nos seus próprios pés para dominar as dificuldades e começar uma nova marcha, que nos dará a emancipação e a liberdade econômica.  Estamos, nesta hora, assistindo a uma nova marcha do Brasil. Estamos subindo o Planalto Central para conquistar dois terços desta Nação, ainda completamente desertos”.

*Sete Igrejas são fundadas, em 1959: Fátima e Perpétuo Socorro, em Taguatinga; Carmo, na  913 Sul;  Coração de Jesus, na  6l5 Sul; Santo Antônio, na  911 Sul;  Fátima, na 906 Sul; Santa Cruz e Santa Edwiges, na 905 Sul.

*A Câmara e o Senado elegem suas mesas diretoras 2015-1016, que serão presididas pelo deputado Eduardo Cunha-PMDB e pelo senador Renan Calheiros-PMDB. Os senadores do DF são José Reguffe-PDT, Cristovam Buarque-PDT e Hélio José-PSD. E os deputados federais são: Alberto Fraga-DEM, Rogério Rosso-PSD, Érika Kokay-PT, Ronaldo Fonseca-Pros, Rôney Nemer-PMDB, Izalci-PSDB, Augusto Carvalho-SD e Laerte Bessa-PR. *  Alberto Peres morre em 2015. Pioneiro, professor e fundador do UniCEUB.

*O historiador José Veríssimo,  paraense, falece no Rio, em 1916. Fundador da Cadeira 18 da Academia Brasileira de Letras. *  Epitácio Pessoa morre, em 1941.

*Hoje é o Dia de Iemanjá, na Bahia, e do Agente Fiscal. * Veneração a Santa Joana de Lestonnac. * Data do nascimento de Joriane  M. Lessa, Júlio Cezar, Maria da Graça de Brito, Nataniel Dantas, Neuma M. Gomes e Leôncio Carneiro. 


Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário