quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

FATOS DATADOS (AV)


04 DE FEVEREIRO


*Donald Belcher, firma americana contratada pelo Governo brasileiro,  conclui, em 1955, os estudos aerofotogramétricos sobre os melhores sítios do território onde deverá ser edificada a nova Capital brasileira no Planalto  Goiano, onde hoje está Brasília.

 *A suspensão da censura à imprensa, em 1956, pelo Presidente Juscelino, no primeiro dia do seu Governo, em 1956, merece “aplausos pelo gesto democrático”, por parte da Associação Interamericana de Imprensa.

*Emival Caiado, deputado goiano, membro do partido de oposição a JK,  afirma, em 1959, que  “a construção da nova Capital do Brasil no Planalto Central de Goiás e a transferência dos Poderes da República são fatos consumados e que não cabe, a esta altura, discutir se a mudança se fará”.  Caiado é o autor da Lei, fixando  21 de abril de 1960 como a data da inauguração de Brasília.

*Um grupo de intelectuais brasilienses funda, em 1976, uma sociedade carnavalesca “escalafobética”, que se denomina Sociedade Armorial Patafísica e Rusticana. Em resumo, é o Pacotão para criticar os costumes, nos dias do Carnaval Candango. * Em 1981, é fundada a Loja Maçônica Ação e Silêncio Nº 20. * Em 1986, é inaugurada a Embaixada da Turquia.

*Graça Fortes sai da presidência da Petrobras, em 2015. . Bolsa sobe; dólar dai.

*Otelo, de Giuseppe Verdi, estreia na Scala de Milão, em 1887. * Henfil, o desenhista mineiro Henrique de Souza Filho, nasce em 1944.. * Perdemos, em 1977, o escritor e ministro Cândido Mota Filho. Membro da Academia Brasileira de Letras.  Em Brasília, presidiu a Associação Nacional de Escritores, a ANE.

*Hipólito José da Costa, jornalista e maçom, publica, em 1822, artigo no seu jornal Correio Braziliense, defendendo a interiorização da Capital do Brasil.

* Hoje é o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer. * Nacional de Sri Lanka. * Aniversário de Macapá. * Veneração a São  João de Brito, monge português. * Data do nascimento de Ávaro Faleiros, Gertrud Inézia Mathias, Haydee Villalba de Bravo, Mauro Felice e Otacílio Souza. 

Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário