quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

CRÔNICA (PX)

O grande salto
Paulo Ximenes*


              
Uma vez eu me arrisquei no trampolim mais alto do Náutico Atlético Cearense, ao dar cabimento a um salto destrambelhado, só para impressionar uma aluna bonita do Santa Cecília. Eu devia contar oito anos, ela, talvez sete. Lembro-me vagamente do seu rosto diminuto e do seu olhar penetrante que me alugou a alma. E, também, dos instantes de heroísmo (ou de pânico) que antecederam aquela extravagância.

A coisa se encaminhava mais ou menos assim: quando um menino dessa idade galgava o trampolim de dez metros (geralmente à revelia dos pais ou instrutores), os olhos do Náutico se volviam para ele. Se o pirralho amarelasse e descesse pelos mesmos degraus que acabara de vencer, os outros zombariam dele, e talvez lhe molestassem com peganhentos apelidos, fadados a acompanhá-lo pelo resto da vida: Amarelão, Zé do Medo, Calça Frouxa...

Mas, estranhamente, se ele se despencasse lá de cima, ainda que se estatelasse n’água feito um saco de batatas, não ouviria vaias e nem aplausos, nada que lhe importasse notoriedade. Conformava-se o herói-menino com a possibilidade de haver a sua musa guardado em si um fio de admiração pelo breve instante de denodo.

Na vida tudo é questão de preparo e persistência. É precisamente por isso, que apesar da altura colossal e necessária a um salto de paraquedas (executado por alguém devidamente treinado), a adrenalina é coisa boa e o silêncio só é riscado pelo estalido do velame. Mas num salto de trampolim, levado a cabo por um frangote desnorteado, os poucos segundos de chão abaixo serão sempre talhados pelo flash do arrependimento.

Quando decidi encarar aqueles benditos degraus, travei a mais ferrenha batalha da minha vida, acrofóbico que sou. Foi o olhar inquisitivo daquele anjinho do céu que me empurrou ao precipício – dois ou três segundos de queda livre que me pareceram uma eternidade.


*Paulo Ximenes
Cronista e Poeta
Titular da Cadeira de nº 12 da ACLJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário