sábado, 28 de fevereiro de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO



27 DE FEVEREIRO DE 2015

* Hoje é o dia do nascimento de Lúcio Costa, o urbanista que projetou Brasília, a nova Capital do Brasil. Nasce em 1902 na França, em Toulon. Filho de pais brasileiros. Seu pai, Joaquim Ribeiro da Costa, trabalhava temporariamente na França na função de engenheiro naval. Estuda na Inglaterra e na Suíça, antes do regresso da família ao Brasil, quando Lúcio Costa tinha  14 anos. Forma-se na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, com 22 anos. Em 1936, projeta o Ministério da Educação, no Rio de Janeiro. O primeiro prédio da arquitetura moderna brasileira. Discípulo do arquiteto suíço Le Corbousier, residente em Paris. * Em  1957, Lúcio Costa vence o Concurso para o Plano Piloto de Brasília. * Em 1992, o Presidente Fernando Henrique Cardoso inaugura, em Brasília, o Espaço Lúcio Costa, na Praça dos Três Poderes.

* A Igreja Evangélica Luterana do Brasil inaugura, em 1966, o seu Templo, na SQN 404.

* Na Candangolândia, é fundada, em 1989,  a Igreja São José Operário, na Quadra 4.  * Em 1994 é oficializada a Região Administrativa, pela Lei 658.

*Em 2013, o escritor José Carlos Gentili lança, no Carpe Diem, o livro Lagoa dos Cavalos. Gentili é pioneiro da cidade  e presidente da Academia de Letras de Brasília.

* Os maçons  de Brasília evocam, em 2013,  a memória de José Carlos Souza,  um dos fundadores da Maçonaria na futura Capital do Brasil,  em 14 de maio de 1957, no primeiro momento da epopeia da construção. Sessão na Loja Estrela de Brasília.

* Marido de deputada e esposa de deputado podem viajar de graça. Câmara paga. * GDF está buscando novo jeito de pagar professores em greve por atraso de salários. * Procurador Janot ameaçado de Morte. Petrobras. * Vale tem prejuízo de R$ 4,7 Bi.




 
Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário