domingo, 8 de fevereiro de 2015

FATOS DATADOS (AV)



* No Carnaval de 1959, um incidente entre trabalhadores e policiais da  GEB, Guarda Especial de Brasília, repercute na futura Capital, em construção.

* Pelo morse dos Correios e Telégrafos, assim relatei o fato  para a Agência Meridional, dos Diários Associados: – Verificou-se,  aqui, um sério conflito entre a Polícia mantida pela Novacap e os operários da Construtora Pacheco Fernandes Ltda, encarregada da construção do Palácio dos Despachos. O incidente deu-se por motivos de somenos importância e vários trabalhadores tiveram que receber socorro no Hospital do IAPI – o Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira, HJKO – enquanto um deles foi assassinado pelos policiais. A repressão deu-se à bala e cassetetes. A Associação Comercial  pediu a imediata dissolução do destacamento policial, que já tem provocado casos semelhantes. Enviado telegrama de protesto ao Presidente JK.

* A experiência bem sucedida do Guará I, anima o GDF a promover, em 1976,  a construção do Guará II. Mais  3.200 residências.

* Inferno Astral de Dilma Assusta Aliados Políticos – é a manchete do jornal Correio Brasíliense, em 2014. E revela as causas: Apagão, Contas Públicas, Rebaixamento, PIB, Juros, Combustíveis, Indústria no chão, Balança Comercial e Crise de Confiança.

* A Academia de Letras e Artes do Nordeste Goiano, a ALANEG, reúne-se, em Formosa, onde trata do Calendário de Atividades 2015, congraçamento e indicação de novos acadêmicos. A escritora Iêda Vilas-Bôas na presidência. Presença da presidente de honra, professora Vera Couto Pereira. Também professoras da UnB convidadas e acadêmicos.

* O poeta carioca Augusto Frederico Schmidt morre, no Rio de Janeiro, em 1965. Amigo do Presidente JK, de Gilberto Freyre e de Rachel de Queiroz. Falece, também no Rio, o poeta Mário Pederneiras, fundador da revista Fon-Fon.* O escritor Jules Verne nasce na França, em 1828. Autor de A Volta Ao Mundo em 80 Dias. * O piloto  Pinto Martins, cearense e maçom, completa, em 1923, a 1ª travessia aérea Nova York-Rio,

* Veneração a São Jerônimo, Padroeiro dos Órfãos. * Data do nascimento de Irlam Lima, Sebastião Salgado Júnior, Maria de Fátima Oliveira, Yara de Cunto, Corinthe Maciel, Esdras  Nascimento, Ester Andrade Elias e Reginaldo Vasconcelos.
Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário