terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO


10 DE FEVEREIRO DE 2015

* Projeto de Lei dispondo sobre a Organização Judiciária  e a Lei Orgânica do DF é enviado,  pelo Presidente Juscelino Kubitschek, ao Congresso Nacional, em 1960.

* As Regiões Administrativas do DF têm, agora, em 1966, os seus limites definidos, com base em decreto governamental.

* Em 1980, é aprovado o Manifesto de criação do PT, o Partido dos Trabalhadores, do qual emerge Lula, futuro Presidente.

* Paulo Octávio é senador pelo DF e toma posse, em 2003. * A  Escola de Samba Mocidade do Gama é a Campeã do Carnaval 2003.
  
* O Brasil que não sonhamos nas páginas, em 2015, do jornal Correio Braziliense: Um Gabinete de Crise instalado no Planalto. * Reação negativa do mercado à troca na Petrobras. * Corrupção. * Estagnação da economia.  * Carta Aberta dos Professores ao Ministro. * Dólar encosta em R$ 2,80. * Inflação acima de 7% e PIB Zero em 2015. * Falência da política. * IPTU aumentará em média 80%.* Queda da popularidade de Dilma. * Drama Salarial crescente com Saúde e Educação. * Estatais abertas ao fisiologismo. * Fabricantes de equipamentos náuticos teriam repassado dinheiro para o PT.

* Clarisse Lispector vem ao mundo,  em 1925. Russa, de nascimento, chega com meses ao Brasil, na cidade do Recife.  Cronista e romancista. Aos 17 anos, lança seu primeiro livro: Perto do Coração Selvagem.  O crítico Álvaro Lins aplaude!  * Duas outras mulheres notáveis com data natalícia: Menininha do Cantois, a Maria Escolástica da Conceição Nazaré,  e a radialista Lúcia Batista Garófalo.

* O Brasil perde um  estadista, em 1902: O Barão do Rio Branco, José Maria da Silva Paranhos. Escritor, diplomata, presidente do IHGB  e membro da Academia Brasileira de Letras. * Morrem, também, o sanitarista Oswaldo Cruz, em 1917, e o magnata paulista Francisco Matarazzo, em 1937. E o francês Montesquieu, escritor e maçom.

* Hoje é Dia do Atleta Profissional. * Aniversário do Lago Sul e de Santa Maria, em Brasília. * Veneração a Santa Escolástica, irmã de  São Bento. * Data do nascimento de Lauro Barbosa, Denise Hudson, Ésio Ribeiro, H. Siewierski, Antonio  Bontempo, Thiago Scandaroli, Maria Lúcia Moriconi e Marilena Souza. 

Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário