quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO

19 DE FEVEREIRO DE 2015



* A Comissão de Mudança da Câmara dos Deputados  cuida, já em 1957,  do processo de transferência da casa  para a futura Capital do Brasil, em início de construção. A Comissão  é presidida pela amazonense Pereira da Silva, que sugeriu o nome Brasília.

* O ministro Ildo Menegheti, da Agricultura, assegura, dois meses antes da inauguração de Brasília, “estar perfeitamente tranquilo no que se refere à questão do abastecimento indispensável para aqueles que vão habitar na nova Capital”.

* A Loja Maçônica Acácia do Planalto é fundada em 1965. * E, em 1995, a Igreja de Santa Rita de Cássia, na Vila Buritis, de Planaltina.

* Brasília perde, em 2013,  um  pioneiro  a quem muito deve: Ney Dutra Ururahy. * Também, a morte do Marechal Rondon, em 1958, do ator Jardel Filho, em 1983, do compositor Francisco Mignone, em 1986, e do escritor francês André Gide, em 1951.

* Jarbas Junior e João Carlos Taveira organizam, em 2014, uma antologia reunindo mais 15 poetas de Brasília: Anderson Braga Horta, Anderson de Araújo Horta, Antonio Miranda, Antonio Temóteo A. Sobrinho, Fernando Mendes Vianna, Henrique do Cerro Azul, José Geraldo Pires de Melo, José Jerônymo  Rivera, José Peixoto Júnior, Luiz Carlos Cerqueira, Mácio Catunda, Maria Braga Horta, Nilton Maciel e Viriato Gaspar.

* PSB pode inviabilizar CPI Petrobras, em 2015. * Professores ameaçam greve por salários não pagos. * Moro diz que reunião do Ministro da Justiça com advogados de investigados  na Corrupção da Petrobras é “intolerável”. * Beija Flor ganha no Rio.

* A Primeira Constituição Republicana Brasileira é promulgada, em 1891.

* Affonso Arinos, mineiro e diplomata, morre em Barcelona, em 1916. Membro da Academia Brasileira de Letras.  Também a morte do acadêmico Elmano Cardim, em 1979. * Nasce Sérgio Corrêa da Costa, em 1919, que, na ABL, ocupou a Cadeira nº 7.

* Hoje é o Dia do Esportista. * Aniversário de Osasco e Taboão da Serra, em São Paulo. * Veneração a São Bonifácio. * Nacional da Estônia. * Data do nascimento de Alcione Ferreira, Carlos Alberto Honorato, Wires de Oliveira F. Barbosa, Ana Cristina Roberto, Sandra Andrade Silva e João Bosco Rodrigues.

Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário