quarta-feira, 12 de agosto de 2015

CRÍTICA - Impressões Acerca de Resgate de Ideias (GS)


IMPRESSÕES ACERCA 
DE RESGATE DE IDEIAS
Genuino Francisco de Salles*


(...) Ler Vianney Mesquita é resgatar a esperança nos ideais culturais e no milagre da inteligência.


O critério com que Vianney Mesquita orienta a elaboração dos seus trabalhos, e a sensatez com que manifesta pontos de vista são gestos que o tornam digno do respeito de qualquer crítico, que porventura ouse apreciar sua produção escrita.

A erudição sóbria marca o estilo, dimensiona-lhe afortunadamente a capacidade de elaboração do pensamento, numa demonstração inequívoca do vasto conhecimento da matéria de que trata. Cumpre ressaltar que, para o alcance desta virtude, corroboram o talento e a lucidez da inteligência na utilização da linguagem, traduzida com rara justeza na abrangência do raciocínio.

A escolha do tema evidencia a ânsia incontida do autor de resgatar ideias e conceitos, nesta fase indagativa por que passamos em face da perplexidade histórica vivida pelo homem na passagem dilemática do final do século, marcada por profundas transformações, mas também por um longo taedium vitae.

Na História, ensaia tema palpitante – advento da República brasileira – fato histórico que representa a transição definitiva para a Modernidade do País.

O Império teve seus múltiplos defeitos; a República os teve também. E durante a República aconteceram fatos extraordinários dignos de pesquisa aprofundada, garantindo a correta interpretação do passado para lúcida compreensão do presente e preparação equilibrada do futuro.

A reflexão em torno da Epistemologia é um exercício da maior significação, sobretudo por nos proporcionar o ensejo do reexame da matéria, o que nos levará por certo à consciência de que o século findante foi profundamente fecundo para o pensar filosófico, uma vez que a Ciência, por si só, não conseguiu oferecer respostas para todas as indagações do homem, este ser inconcluso, que vive e sofre, mas não se cansa de semear esperanças.

Muito abalizado o enfoque sobre a Educação, Literatura e Direito. Sempre o mesmo zelo, igual rigor conceitual e, sobretudo cuidadoso na utilização correta da linguagem.

Ler Vianney Mesquita é resgatar a esperança nos ideias culturais e no milagre da inteligência.



*Genuino Salles
Professor. Escritor. 
Da Academia Cearense de Letras e 
Academia Cearense da Língua Portuguesa
 (Resgate de Ideias. Estudos e Expressões Estéticas. 
Fortaleza: Casa de José de Alencar-UFC, 1996).

Nenhum comentário:

Postar um comentário