quarta-feira, 26 de agosto de 2015

ARTIGO - A Presunção Messiânica (RMR)

A PRESUNÇÃO MESSIÂNICA
Rui Martinho Rodrigues*

Platão, nas primeiras linhas da República, afirma que não se contrata senão um marinheiro experiente para capitanear um navio. Pretendia com isso legitimar o governo dos filósofos, havidos como sábios. Confundiu juízo de valor, típico das decisões políticas, com juízo de realidade, próprio das atividades técnicas, como pilotar navios. Sócrates apresentava as virtudes como decorrentes do esclarecimento. O mal era a ignorância.

Joseph Artur Gobineau, intelectual “esclarecido”, ao gosto dos reis filósofos, errou feio com uma estúpida teoria racista. Foi acompanhado pela intelectualidade do seu tempo. Cesare Lombroso, errou feio quando pretendeu explicar o crime pelos traços anatômicos do crânio e da fisionomia, também acompanhado pelos sábios do seu tempo. O Grande sábio ateniense que concebeu um governo de filósofos, retratou-se mais tarde, em obra de maturidade, “As leis”, que os intelectuais divulgadores escondem.

Keynes falou em efeito manada, ao descrever os erros praticados pela maioria dos “técnicos” que orientam investimentos em bolsas, nos momentos de crise. Sowell critica o que ele chama de “intelectual ungido”, imbuído de espírito messiânico, armado de presunção de superioridade moral e intelectual, por estarem sempre errados. Isaiah Berlin e Paul Johnson atribuem tais ao fato de eles se atrelarem a movimentos, perdendo o senso crítico e sofrendo o efeito rebanho mencionado por Keynnes.

O Ministro do STF Luís Roberto Barroso defendeu a tese platônica dos reis filósofos, ao afirmar que com frequência o papel da mais alta corte é ser uma “vanguarda iluminista” para a sociedade. Não admira que a judicialização da política tenha avançado tanto, usurpando a função legislativa. A hegemonia da ideologia dirigista produziu uma geração de intelectuais “ungidos”, ao mesmo tempo em que persuadiu a sociedade a aceitar o jugo do messianismo que erra sempre. A superioridade moral e intelectual deles é mistificação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário