terça-feira, 13 de outubro de 2015

ARTIGO - AUTOCRÍTICA NECESSÁRIA (AM)

AUTOCRÍTICA NECESSÁRIA
Alfredo Marques*


A política é fruto da dialética, extrato dos milhares de erros e dezenas de acertos. É resultado da contradição, da negação, da antítese, da frustração e do êxtase coletivo. Da criação e da derrubada de mitos, da frieza do pragmatismo, e da inconsequência da utopia.

O Século XX foi pródigo em quebras de paradigmas, do fim de certezas históricas, do absolutismo de ideias e de blocos antagônicos, que se digladiavam por hegemonia e poder global.


Quanto ao Brasil, o Século XXI não iniciou de forma diferente. Inebriados pelo fim da Ditadura Militar e com o restabelecimento dos direitos políticos, adentramos solenemente no Estado Democrático de Direito, celebrando a Constituição Cidadã, que nos ampara no transcurso do mais longevo período de liberdade experimentado por nosso país e pela América Latina, sempre suscetível a sequentes abalos na ordem institucional, com vivências autoritárias e despóticas.

Em síntese, alcançamos um governo de “esquerda” ao modo Europeu, lembrado por Leonel Brizola como “Socialismo Moreno”, através do Partido dos Trabalhadores, que logo se distanciou do projeto de ruptura com o capitalismo, abandonou bandeiras e compromissos de classe.

Sem surpresas, Luis Inácio Lula da Silva governou por oito anos, sequenciado por outros quatro anos de Dilma Rousseff, que recentemente teve outro período renovado, em face da outorga eleitoral de 2014.

Sob as mais variadas denuncias de corrupção, o Governo do PT foi flagrado mergulhando com desenvoltura no caminho da improbidade administrativa, e através do aparelhamento do Estado, passa a gerir um esquema criminoso de desvio de recursos públicos, para, no primeiro momento, viabilizar de forma torpe sua permanência no poder, e no segundo instante, para se locupletar no melhor estilo daqueles que condenavam.

Em aliança política, para se manter no poder a qualquer custo, alinhou socialistas, comunistas e ex-terroristas, e as figuras mais imorais, ímprobas e medíocres do país, como Cunha, Calheiros, Collor, Maluf, Sarney, Temer, e muitos outros, das mais diversas origens e legendas partidárias, todos no poder e com poder.


Setores minoritários dentro do PT, que contam inclusive com a Presidente Dilma, se encontram marginalizados e hostilizados dentro de sua própria agremiação partidária, por se recusarem a interferir de forma tendenciosa para barrar as apurações dos escândalos de corrupção, que ocupam incansavelmente as páginas dos noticiosos, dia após dia.

A Presidente Dilma tem se recusado ao acobertamento de condutas criminosas, ainda que estas envolvam seu Governo ou o de Lula, sem poupar os seus, e muito menos os seus estranhos aliados de momento. Nesse quesito, Dilma tem dado prova de altivez, emprestando a necessária autonomia aos investigadores e ao judiciário, chancelando a transparência da apuração, sem se eximir de obrigação e responsabilidade.

Faz-se imperioso assumir a paternidade do malfeitor, pois estes corruptos e corruptores possuem DNA de origem, e só assim, investigando e condenando, é que será possível realizar uma crível autocrítica, capaz de nos fazer aprender com os erros, superar a crise e construir um Brasil digno!


3 comentários:

  1. Sabemos de tudo isso, vemos tudo isso se passando diante de nossas vistas e o que podemos fazer?? Um ladrão protege o outro, os piores vigaristas fazem o que querem com o dinheiro público e nada acontece!! Alfredo continue assim, relatando essa podridão, um dia alguém aparece pra recolher esse lixo...

    ResponderExcluir
  2. Sabemos de tudo isso, vemos tudo isso se passando diante de nossas vistas e o que podemos fazer?? Um ladrão protege o outro, os piores vigaristas fazem o que querem com o dinheiro público e nada acontece!! Alfredo continue assim, relatando essa podridão, um dia alguém aparece pra recolher esse lixo...

    ResponderExcluir
  3. Prezado Alfredo,
    Você recebeu a denúncia que lhe encaminhamos via correios tratando sobre "Apropriação Indébita" ??? Se recebeu, não achou digna de divulgação ??? Afinal no DA HORA voces estimulam os telespectadores a denunciarem as mazelas que encontram por ai.
    Ficamos no aguardo de um retorno.

    José Nilton Mariano Saraiva
    marianosaraiva2@yahoo.com.br

    ResponderExcluir