sábado, 31 de outubro de 2015

NOTA JORNALÍSTICA - Acadêmicos Recebem Arquitetos

ACADÊMICOS RECEBEM ARQUITETOS


O arquiteto é antes de tudo um artista plástico que aplica a sua sensibilidade e o seu estro criativo para conciliar beleza e funcionalidade, ao projetar espaços de convivência e edifícios.  

Instruído em técnicas de construção civil e em materiais de acabamento – cor, resistência, maleabilidade, propriedades isolantes – o arquiteto idealiza o melhor resultado final da obra física pretendida, com o melhor aproveitamento da área, conjuminando o conforto do usuário do prédio projetado com a aparência visual interna dos seus ambientes, e, principalmente, cuidando do impacto que terá na paisagem em que vai ser inserido.

Tendo em vista essa vocação lírica que os arquitetos devem ter, muitos deles são também artistas sônicos e poetas, como é o caso do cearense Fausto Nilo, membro honorário da ACLJ, que soma a arquitetura, que exerce com grande sucesso, ao título de um dos mais prolíferos letristas contemporâneos da música brasileira.

José Armando Farias foi outro arquiteto cearense de sucesso, autor de várias obras arquitetônicas importantes, públicas e particulares, que ainda esplendem em Fortaleza.


Como professor, integrou o grupo fundador do Curso de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará, mas infelizmente Armando faleceu muito precocemente, em torno dos seus 40 anos de idade.


Armando Farias era casado com a pedagoga e poetisa Concita, Titular da Cadeira de nº 7 da ACLJ, e ambos são pais do engenheiro civil e empresário Altino, cronista e blogueiro, também acelejano.        

Sábado último, 24/10, Concita e os filhos, Altino e Armando (historiador) organizaram um encontro informal de arquitetos, amigos da família, na residência em que viveu com a família Armando Farias, falecido em 1974.


O grande fito da reunião festiva foi comemorar os 50 anos da Escola de Arquitetura da UFC, e a inauguração do Memorial José Armando Farias, cuidadosamente organizado pelo seu filho homônimo.


Durante toda aquela tarde falou-se sobre a Fortaleza de ontem e de hoje, com suas mazelas, qualidades e possibilidades futuras; sobre a fundação da Escola de Arquitetura e suas histórias de bastidores; sobre os trabalhos que José Armando realizou – dentre outros assuntos pertinentes.
Compareceram a esse encontro Artur Novaes, sobrinho de Armando Farias; Paulo Regis Assumpção, ex-aluno de Armando e amigo íntimo da família; Romeu Duarte, arquiteto da atual geração e professor da UFC, amigo de Altino; Solange, arquiteta, professora da UFC, esposa de Romeu. (Clique sobre as fotos para ampliá-las)

Também disseram presente ao encontro Luciano Guimarães, ex-aluno de Armando e casado com Tetê, filha de um grande amigo de Armando, Heitor Albuquerque; Ricardo Muratori, amigo de Altino, que além de reconhecidamente excelente arquiteto, é também fino cronista.

Destaque especial para a presença do arquiteto e professor Liberal de Castro, que foi colega e amigo pessoal de Armando Farias. Os dois participaram com os colegas Neudson Braga e Ivan Brito da estruturação do curso de arquitetura na fundação da Escola, que completa agora 50 anos, dentre inúmeros outros projetos. 

Da família de José Armando Farias estiveram presentes, além da viúva Concita e dos filhos Altino e Armando, a filha Ana Luíza, Mariana Chaves (filha de Ana Luíza), Gorette Almeida (esposa de Altino), Altino José (filho de Altino), Ana Maria (arquiteta, filha de Altino) e seu marido, o engenheiro Daniel Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário