domingo, 11 de outubro de 2015

CRÔNICA - Golpe Democrático (HE)

GOLPE DEMOCRÁTICO
Humberto Ellery*

O oxímoro figura de linguagem muito utilizada pelos poetas,  consiste em relacionar em uma mesma locução palavras que exprimem conceitos antagônicos, paradoxais. Eu mesmo gosto, quando pertinente, de utilizar esse recurso retórico, pois, uma vez bem empregado, reforça muito a idéia que pretendemos transmitir pelo aparente absurdo contido na expressão. Alguns exemplos são: mutismo eloquente, silêncio ensurdecedor, maldade benfazeja, etc. Camões tem uma belíssima poesia toda construída em oxímoros:

Amor é fogo que arde sem se ver
é ferida que dói e não se sente
é um contentamento descontente
é dor que desatina sem doer...  e por aí vai.

O nosso “Rei” Roberto Carlos canta uma música intitulada “Outra Vez”, grande sucesso de  Isolda, que também vai nesse caminho, falando em “mentira sincera, brincadeira mais séria”, e tem dois versos de que gosto muito: 

“Você foi a maldade que só me fez bem / Você foi o melhor dos meus erros...”.

Mas às vezes a expressão decorre de um lapso, descuido, ou mesmo desconhecimento do significado das palavras, como certa vez ouvi de um repórter esportivo, que se referindo a um fato desabonador ocorrido em um clube de futebol soltou essa pérola: O Fulano de Tal quando souber desse fato vai ficar muito nervoso, tranquilamente!

Outra famosa relacionada ao futebol aconteceu durante a transmissão de um jogo em Natal, RN. O grande craque do time  era um gaúcho chamado Scala (eu o conheci quando morei em Natal em 1979, e ele me confirmou ser verdade). O craque foi interceptar uma jogada adversária e a bola passou, bisonhamente, entre suas pernas,  favorecendo um gol do time contrário, e o locutor a plenos pulmões berrou: FALHA  MAGISTRALMENTE  O  SCALA !!!!

A última “falha magistral” aconteceu em pleno Palácio do Planalto, e foi perpetrada por ninguém menos que a Presidente Dilma Rousseff. Na primeira reunião com seu novíssimo Ministério, referindo-se ao iminente Impeachment, afirmou que “Eles [isto é: Nós] querem por em andamento um GOLPE DEMOCRÁTICO...”. Realmente, a nossa preclara e suprema magistrada é de uma ESTUPIDEZ  GENIAL. Ou não é?



Nenhum comentário:

Postar um comentário