quinta-feira, 22 de outubro de 2015

NOTA JORNALÍSTICA - Femínea

FEMÍNEA

A galeria Ouvidor promoveu, no último dia 02, a vernissage da exposição Femínea, do artista plástico Totonho Laprovitera. A visitação ficou aberta ao público entre os dias 2 e 17 de outubro, sob a curadoria de Fernando Victor Laprovitera, com a coordenação de Elusa Laprovitera.

A exposição teve uma série de pintura em acrílico sobre tela, com a temática feminina. Os modelos mitológicos inspiradores foram Calíope, a deusa da bela voz; Clio, a da fama; Érato, a dos desejos; Euterpe, a da poesia; Melpômene, a cantora; Polímnia, cheia de histórias; Tália, a festiva; Terpsícore, a da dança; e Urânia, celeste inspiração.

Totonho Laprovitera é arquiteto, artista plástico, poeta e letrista. Começou a fazer arte ainda quando criança, desenhando em folhas de caderno. Quando adolescente, foi descoberto pela artista plástica Heloysa Juaçaba, que o lançou no mundo artístico e lhe deu a oportunidade de participar de exposições coletivas na Casa de Cultura Raimundo Cela.

Atualmente, o artista relata que suas inspirações surgem das coisas que o rodeiam e das coisas que vive. “Inspiro-me até quando não estou inspirado”, diz. Suas temáticas preferidas são o feminino, o cangaço, os pássaros, além de seus próprios sentimentos. Ele foi eleito Membro Honorário da ACLJ, e tomará posse nessa dignidade no dia 26 de novembro, durante a 2ª Assembleia Geral Ordinária Anual da instituição, no sede da ACI. As imagens são da coluna virtual Balada In, que está completando 10 anos, assinada pelo jornalista Pompeu Vasconcelos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário