sexta-feira, 9 de agosto de 2019

CRÔNICA - Medo de Pensar (ES)


MEDO DE PENSAR
Edmar Santos*



Uma fobia foi o motivo do despertar cedo, pela manhã. Não podia ter pensamentos; o medo de ser mal interpretado era enorme. O corpo expressa os pensamentos e alguém pode estar monitorando. Orwell tinha razão: sistemas espiões dos pensamentos estão por toda parte. Olhe as câmeras!

Mas movimentar-se é preciso; estar parado reflete ócio e isso pode ser perigoso porque o “ócio produtivo” acontece quando se para, e “quem pensa, pensa melhor parado”. Qual o seu nível mental? Cuidado, isso traz preço à sua cabeça!

Calar-se ao máximo. Não é prudente andar falando muito; a “boca fala do que o coração está cheio” e do que seu pensamento produz – pare de pensar: “penso logo existo”, “penso logo sou”; besteira, isso levará ao fim! Veja, monitores, o “IP” do celular já foi copiado sem ordem judicial – tanto faz. Isso é “normal!”.

Irmão, amigos, colegas de trabalho, que perguntas são essas que andam fazendo, e por que tais perguntas agora? “Um não sei sincero é melhor que uma mentira enganadora”, mas essa regra não serve para os que sondam os pensamentos. A mentira repetida é a verdade aceita; a “mentira vestida de verdade (pois roubara roupas desta última) é mais aceita do que a verdade nua e crua”. A falsa moral reina.

Perdeu! perdeu! Pensou, e foi apanhado por isso:

 – Por que foi dizer não.

 – Mas, o não não foi dito.

– Nem o sim.

– Porém, o não foi pensado com convicção.

Um lugar feito para os “não humanos” é o destino e, naquele lugar tanto faz se se matam ou se morrem. Lá é liberado pensar – como ficar vivo é o único pensamento que surge!

O medo dissipou-se. Um lugar em que se pode pensar é preferível a um em que não se pode, ainda que se pense um só pensamento.

– “Não tenho nada com a vida, mas ela tem tudo comigo!”

– Podem levar.




COMENTÁRIO

Meu irmão, tu que foste massacrado injustamente com uma maldade imensurável, pela segunda vez. Porém te digo, homem de muita fé: Deus sempre é contigo e te recompensará, te dando em dobro tudo o que te tiraram. Eu creio, sim, que o bem sempre prevalecerá.

Rosângela Santos


Um comentário:

  1. Meu irmão. Tu que foi massacrado injustamente com uma maldade imensurável pela segunda vez. Porém te digo, homem de muita fé. Deus sempre é contigo e te recompensará te dando tudo em.dobro o que te tiraram. Eu creio sim que o bem sempre prevalecerá.🙏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir