quarta-feira, 21 de agosto de 2019

REUNIÃO NA TENDA ÁRABE E MOMENTO LITERÁRIO - 20.08.2019

REUNIÃO NA TENDA ÁRABE
E MOMENTO LITERÁRIO


Na noite da última terça-feira (20.08.2019) reuniram-se na Tenda Árabe os acadêmicos  Reginaldo Vasconcelos, Rui Martinho Rodrigues, Alana Alencar, Júlio Soares,  Altino Farias, Marcos Gurgel, Humberto Ellery, João Pedro Gurgel e os convidados Jackson Albuquerque e Marcelo Melo.

A experiência gastronômica da semana foi iscas de carne e champignon ao molho madeira, com guarnição de arroz branco e batatas palha.


............................................

Por iniciativa do acadêmico Júlio Soares, a cada uma das reuniões informais semanais na Tenda Árabe, resolvemos que se elegerá um tema humanístico para estudar,  registrando as conclusões a que as conversas conduzirem.

Nesta semana destacou-se uma coincidência envolvendo as “heteras”, do grego “companheiras”, ou “amigas”, que eram prostitutas refinadas da Grécia Antiga, que, além da prestação de serviços sexuais, ofereciam companhia, lazer e cultura aos seus amantes, lhes fazendo leituras, dança e música.


Curiosamente, na sociedade japonesa medieval, que não guardava qualquer liame com a cultura grega antiga, as “gueixas” tinham exatamente a mesma função que tinham as heteras – uma combinação de sacerdotisas e de amantes profissionais.

Tanto as heteras como as gueixas, em seus respectivos universos, não raro estabeleciam relacionamentos duradouros com seus clientes. Diferenciavam-se das prostitutas comuns (pornoi, para os gregos), pois além do prazer carnal, ofereciam prazer cultural para os que recebiam os seus serviços.
............................................

Seguiu-se à reunião a sessão de leitura de poesia e de prosa poética, o “Momento Literário da Embaixada da Cachaça”, evento cultural semanal instituído pelo Embaixador Altino Farias, Membro Titular Fundador da ACLJ.

Essa prática artística e performática, internacionalmente designada como poetry slam,  nasceu em Chicago, na Green Mill Tavern, em meados dos anos 80, por inciativa do escritor Marc Kelly Smith, disseminando-se por todo o país e depois pela Europa, e por outras partes do mundo. A palavra inglesa slam refere a poesia produzida para ser lida em público.




Participaram da declamação Roberto Paiva, Concita Farias, Marcos Gurgel, João Pedro Gurgel, Akemi Ito, Humberto Ellery e Geraldo Ananias Pinheiro.








Nenhum comentário:

Postar um comentário