quinta-feira, 29 de agosto de 2019

CRÔNICA - Visto e Notado (ES)


Visto e notado
Edmar Santos*



João, 22 anos, acessou o site da “Magalu” e pesquisou o preço de aparelhos celulares. Interessou-se, não tanto pelo valor do objeto, mas pela facilidade de pagamento: dez parcelas sem juros no cartão de crédito. Finalizou a compra.

Seu aparelho Samsung A50 foi entregue dentro do prazo estipulado, o que lhe gerou bastante satisfação. De logo, baixou todos os Apps mais lacrados pelos jovens de sua idade e, sem demora, pela rede social mais descolada, enviou dezenas de fotos no seu stories e no feed do Instagram. Várias curtidas e visualizações instantâneas. Visto e notado! Foi a sensação.

João planejou comemorar seu aniversário: fez um banner utilizando um modelo do Word como convite e disparou pelo direct do “insta” para todos da lista de contatos. O evento seria em sua própria casa. Ansiedade era a palavra definidora de si!

Por todo o dia seguiu visualizando emotions com figuras de uma mãozinha que simboliza “legal” e mensagens com o dizer festivo de “show”. Entendeu por essas manifestações que sua festa seria animada e com muitos participantes.  A palavra definidora continuava sendo ansiedade, só que agora elevada ao quadrado.

Tudo certo! O grande momento. João estava roendo o resto de unhas que ainda lhes sobrava na mão esquerda e que devorava pelo canto da boca. Vinte horas marcavam em seu Samsung A50 e então ele percebeu uma enxurrada de mensagens no direct: 


 Vai dá pra ir não! – apareceu uma coisa de última hora J...! 

– Mano, passo depois pra te abs...! etc...  Decepção. Visto, porém, nem tão notado assim. O sentimento que lhe passou a definir.

Linda apareceu. Seu nome traduzia sua imagem e sua personalidade. Ela era da sala de João na faculdade e, ainda que se entreolhassem, pouco se falavam. Perplexo João disse aquela frase que se diz em estado de besteira infantil: “Poxa, que legal você aqui!”. Joana, com um sorriso exclamativo, respondeu: “Você me convidou, lembra?!” – Claro! É que achei que não viria mais ninguém diante de tanta negativa que recebi – respondeu o embasbacado e encantado.

Linda, devidamente acomodada, aceitou uma long neck de Stella Artois; enquanto saboreava a bebida ouviu por quase uma hora as lamentações de João pelo vazio de sua festa. Com uma calma que lhe era peculiar proferiu uma encantadora reflexão: “Meu querido, nem todos os que passam por nossas vidas são merecedores de nela continuar a frequentar ou permanecer. Temos que aprender a diferenciar essas pessoas pelos seus comportamentos e não pelo que dizem. Lembre-se: amor fala é semente, amor comportamento é germinação.” A palavra definidora passou a ser: Aprendizado.


Um comentário: