sábado, 17 de agosto de 2019

NOTA CULTURAL - Reedição de Livro do Historiador Raimundo Girão


com PREFÁCIO de
igor queiroz barroso
livro de raimundo girão
é reeditado pelo
instituto myra eliane

Texto de Gabriela Santiago
Coluna Balada In
Pompeu Vasconcelos


Em comemoração aos 66 anos do livro “Pequena História do Ceará”, de autoria do historiador Raimundo Girão, o Instituto Myra Eliane, em parceria com a Universidade Federal do Ceará, vai lançar a 5ª edição da publicação no próximo dia 19 de agosto.

Com prefácio assinado pelo empresário e presidente do Instituto, Igor Queiroz Barroso, e um posfácio do professor e reitor da UFC, Henry Campos, a publicação traz relatos de fatos que aconteceram no Estado até o ano de 1953.

O livro compreende nove títulos que agrupam diversos capítulos e será lançado durante evento na reitoria da UFC, às 17h.

Além de atuar na educação infantil, o Instituto Myra Eliane tem o objetivo de resgatar a cultura e a memória histórica de personalidades cearenses. Na frente editorial, já são três obras lançadas: a reedição do livro “O Cearense”, “Olga Barroso – Na vanguarda da vida”, e “Parsifal – Um intelectual na política”. 

http://bit.ly/33G1DZV



NOTA EDITORIAL

Raimundo Girão é o maior intelectual cearense contemporâneo, falecido aos 88 anos, em 1988 – advogado, pesquisador, lexicógrafo, historiador, imortal da Academia Cearense de Letras – personagem especial da geografia humana cearense que precisa ser mantida viva na memória do Estado, para o conhecimento das novas gerações.

É, portanto, louvável por todos os títulos a iniciativa do Instituto Myra Eliane, na pessoa de seu presidente, o empresário Igor Queiroz Barroso, Membro Benemérito da ACLJ, ao promover a reedição de uma das mais importantes obras de Raimundo Girão – este que, por seu turno, é Patrono Perpétuo da Cadeira de nº 32 da ACLJ, cujo titular fundador é o professor, escritor e ilustrador Geraldo Jesuino. 

Ademais, a ACLJ conta em sua quadatura acadêmica com uma ilustre representante da família Girão, bisneta do autor da obra relançada, a poetisa Alana Girão de Alencar, advogada e psicanalista, a qual manifestou o seu regozijo e a sua gratidão ao confrade Igor Queiroz Barroso pela homenagem, em nome da família.

O médico e advogado Eurípedes Maia Chaves Júnior, neto de Raimundo Girão, Sócio do Instituto do Ceará, representou a família Girão junto ao Instituto Myra Eliane, nas tratativas para a reedição da obra – “Pequena História do Ceará”.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário