terça-feira, 20 de agosto de 2019

NOTA CULTURAL - Reeditado Livro "Pequena História do Ceará"


REEDITADO LIVRO
DE
RAIMUNDO GIRÃO


Foi lançada na tarde dessa segunda-feira (19), data em que se comemora o Dia do Historiador, a quinta edição do livro Pequena História do Ceará, do historiador, escritor, advogado e político Raimundo Girão. A nova edição é uma iniciativa da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o Instituto Myra Eliane.



Pequena História do Ceará é um marco na historiografia contemporânea do Estado. Um livro obrigatório para qualquer estudo de História do Ceará”, afirmou o empresário Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane, Membro Benemérito da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ). 

Publicada pela primeira vez em 1953, a obra contempla a formação étnica, social, econômica e político-administrativa do Estado do Ceará, além de abordar o desenvolvimento político do Império à República, assim como a formação espiritual do povo.

Nessa edição, o livro recebeu prefácio de Igor Queiroz Barroso, e posfácio do reitor da UFC, Henry Campos. Nela foram mantidas a ortografia, a tipologia e a normatização da época de sua última revisão, realizada pelo próprio autor da obra, em 1984.

Na cerimônia, o reitor Henry Campos destacou a importância da obra para a História do Ceará. Segundo ele, “este livro tem, para o Ceará, a mesma importância que tem Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, para a História do Brasil. É um livro belíssimo que resgata toda a nossa história de maneira muito rica”.

O reitor relembrou ainda a época em que, como médico, tratou de Raimundo Girão, a pedido do Prof. Célio Girão, filho do escritor e professor de medicina de Henry Campos. “Guardo com saudade a pessoa maravilhosa que ele foi”, declarou.



O empresário Igor Queiroz Barroso também proferiu um belo discurso, e em seguida o médico e advogado Eurípedes Maia Chaves Júnior, neto do autor, Sócio do Instituto do Ceará, agradeceu, em nome da família, a reedição da obra.

Ele afirmou que a intenção do trabalho do avô era a de “despertar nas pessoas o amor pela História do Ceará”. Além dele, estiveram na cerimônia, realizada no Gabinete do Reitor, familiares, amigos e demais autoridades civis e acadêmicas.


Presentes à solenidade, dentre outros, o ex-governador Lúcio Alcântara, imortal da Academia Cearense de Letras (ACL), Presidente do Instituto do Ceará e Membro Benemérito da ACLJ; o escritor Juarez Leitão, também imortal da ACL; o advogado e jornalista Reginaldo Vasconcelos, presidente da ACLJ, acompanhado dos confrades Paulo Ximenes, Júlio Soares e Alana Girão de Alencar, exímia poetisa e musicista, bisneta de Raimundo Girão – além de duas filhas, um filho e um neto  do ilustre e saudoso historiador,  Celne, Celda, Célvio, Regis e sua mulher Soraya  na imagem acima com o Reitor  Henry Campos.  

Raimundo Girão nasceu em Morada Nova, no Ceará. Como político, desempenhou as funções de Prefeito de Fortaleza, Ministro do Tribunal de Contas do Estado e Secretário da Cultura do Estado. Escreveu principalmente sobre a História e a Geografia do Ceará. Entre suas obras estão História econômica do CearáPequena história do CearáA abolição no CearáEvolução histórica cearenseGeografia estética de Fortaleza; e Famílias de Fortaleza (apontamentos genealógicos).

Fotografias: Natanael Feitosa Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário