terça-feira, 6 de agosto de 2019

CRÔNICA - Angústia (ES)


ANGÚSTIA
Edmar Santos*


A última pedra que forma o espigão de mais de seiscentos metros que invade o mar da Capital Fortaleza, defronte à Av. João Cordeiro, foi seu lugar de assento para meditar. O sol, com preguiça de ir embora, brincava de pintar de laranja o céu da tarde.

Ela estava absorta em seus pensamentos e a angústia lhe aguava os olhos, que traziam um tom avermelhado. Lágrimas caíam com pressa de percorrer o rosto de quem tinha pouca idade, como quem pega carreira para saltar, o nariz afilado lhes servindo de trampolim para que se precipitassem no mar.

As ondas que se desmanchavam no choque com as pedras faziam uma borrifação de gotículas, que ela tentava aparar com a mão direita, enquanto a esquerda apoiava-lhe o queixo sobre os joelhos. O mar, cheio de paciência e afeto, lhe molhava os pés como que lhe massageando, enquanto lhe dizia: Sim, sou feito delas – sou água e sal que escorre de seus olhos.

Ergueu a cabeça, e olhando o horizonte longínquo fitou uma jangada que deslizava impelida pelo vento. Contemplativa orou: “Que os ventos também me incitem a vontade de viver!”.

Levantou-se, a escuridão chegava em tons de azul. Passou a mão pelos longos cabelos pretos e molhados, fazendo-os em um coque. O pescoço exposto foi envolto pelas mãos enquanto seus passos davam retorno para o calçadão.

As sandálias do tipo havaianas coloriam com tiras seus pés alvos e cobertos por uma fina camada de areia foram sacudidas por fortes pisadas na calçada, como um ritual inconsciente de firmar-se em pé para uma nova caminhada. Respirou profundamente de olhos fechados.

Seguiu caminhando, enquanto a brisa marítima lhe afagava e lhe acolhia os suspiros, como se fosse uma resposta à sua oração. Seus pensamentos, agora mais calmos pelo descarrego das lágrimas, dizia-lhe: “Sim, eu posso me perdoar e perdoar os outros.” Seguiu vivendo.



COMENTÁRIO

Eu diria que, esse vento que incentiva a vontade de viver seria o sopro de Deus trazendo um renovo para a vida de tantos que em meio à multidão são acometidos por angústias. Lindas palavras meu amigo.

Joanna Santos


Um comentário:

  1. Eu diria que, esse vento que incentiva a vontade de viver seria o sopro de Deus trazendo um renovo para a vida de tantos que em meio à multidão são acometidos por angústias. Lindas palavras meu amigo.

    ResponderExcluir