segunda-feira, 5 de março de 2018

IN COMENTO - Nomes Bizarros (AS)


IN COMENTO
"Nomes Bizarros"
Arnaldo Santos*


Termino de apreciar a crônica do caríssimo mestre das letras e escultor das palavras, o Prof. Vianney Mesquita, nosso colega deste silogeu (Academia Cearense de Literatura e Jornalismo), intitulada Nomes Excêntricos.

Ele cuida de um trabalho de pesquisa, o qual, mais do que um belo texto, versado em estilo decente, sob o prisma da língua, e até em tom traquinas, como no fecho (quando se refere ao urologista Dr. Sálvio Pinto), encerra um registro histórico sobre a identidade de pessoas que tiveram a infelicidade de nascer de pais excêntricos, e antes da lei número 6015/1974, de 1974, proibindo essas aberrações.

Sua crônica ultrapassa o valor de um escrito bem delineado, permitindo-nos entrar em contato com fragmentos da história, sobre o que existe de mais caro ao ser humano (o próprio nome de registro/batismo), patrimônio imaterial da sua identidade social, algo como a impressão e autentificação cidadã da pessoa.

Como sempre, excepcional escrito, tanto em continente quanto em teor. Emprego o momento para sugerir que o leitor salve e guarde o texto no disco local de sua máquina, para a ocasião em que precisar fazer referência ao assunto, pois fonte acreditada de fé. Parabéns, outra vez, ao seu Autor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário