quinta-feira, 29 de março de 2018

ARTIGO - Modo e Tom (ES)


MODO E TOM
Edmar Santos*




A “Inteligência Emocional”, teoria defendida por Daniel Goleman, direciona a uma eficiência de positividades das relações.  É inegável que em dias atuais, cada vez se faz mais premente a aquisição ou manutenção desta riquíssima qualidade.  A vida é toda feita de emoções e sentimentos, a necessitar de um justo equilíbrio. Não adianta ter-se uma formação intelectiva acurada senão soubermos o que fazer dela ou com ela.

No universo das relações sensitivas, o tom e o modo que se usa são tão estratégicos quanto o quê e quando se quer dizer algo. O ouvido, como órgão receptor auditivo, traz-nos sensibilidades proporcionais às entonações e, muitas vezes, nos leva a comportamentos de aversão ao que escutamos. “Tá ouvindo?!”

O trovão nos assusta mais que o relâmpago, ainda que este último seja o que possa trazer algum perigo; “o ouvido é o órgão do medo”, afirma Nietzsche. Certas vociferações associadas a outras expressões corporais, podem não ser eficazes ferramentas para as relações sociais, principalmente em ambientes que se esperem posturas mais comedidas.

Nem tudo que faz sentido está certo, aduz Pedro Calabrez, nos informando que muitos fatos, por mais que façam sentido, não garantem certeza alguma. Por esse raciocínio, até que se pode ver sentido quando esbravejarmos diante de um impulso de raiva, gritarmos em um momento de medo, sussurrarmos por um segredo, etc; a depender do contexto e lugar nem sempre se farão certos, ainda que, explicáveis. Sorrir é saudável, mas nem sempre gargalhar é oportuno. Expressar-se é preciso.  Cautela gera aceitabilidade!



Nenhum comentário:

Postar um comentário