quinta-feira, 29 de março de 2018

POESIA - Faça Trova, Viva a Vida (VA)



FAÇA TROVA,
viva a vida
Vicente Alencar*




Uma Trova Nacional

Num vão de silêncio enorme,
por onde o amor já não anda,
piso a saudade que dorme
no chão da minha varanda!

– Heloisa Zanconato/MG –


Uma Trova Potiguar

Na varanda, meu abrigo,
de olhar vazio, tristonho,
quero acordar, não consigo,
sonho e te vejo em meu sonho!

– Francisco Macedo/RN –


Uma Trova Premiada

Alma serena... e que abriga
velho sonho que vagueia...
parece varanda antiga,
onde a saudade passeia!

– José Messias Braz/MG –


Uma Trova de Ademar

De sua ausência estou farto;
por toda casa ela habita,
é na varanda e no quarto
onde ela mais me visita!...

– Ademar Macedo/RN –


...E Suas Trovas Ficaram

Embora a idade avançando,
minha alegria extravasa
ao ver meus netos brincando,
no alpendre da nossa casa!

– João Sobreira/CE –


Simplesmente Poesia

Poeta quando improvisa,
sente que o verso saiu
do mesmo jeito do sol
que a luz do dia pariu,
mostrando um refletor belo
no alpendre do castelo
que a mão de Deus construiu.

– Sebastião Dias/RN –


Estrofe do Dia

Como músico compus hinos singelos
sobre o palco das belas alvoradas,
pintei príncipes dourados e fiz fadas
passeando em varandas de castelos,
terminei, fui olhar os quadros belos,
fitei todos os perfis esculturais,
as imagens ficaram tão reais
que eu mandei uma andar e ela andou,
sou o músico e poeta que pintou
o mais belo dos quadros naturais.

– Diniz Vitorino/PB –


Soneto do Dia
ALÉM DA PORTA

E novamente a rua está deserta!
Mais uma vez cheguei tarde à janela
E o que passou de bom em frente dela
Não viu que a minha porta estava aberta.

Eu nunca apareci na hora certa...
Mas sei que lá adiante a vida é bela
E que sempre há uma nova descoberta
Fora do meu pijama de flanela.

A Voz que me acompanha e que me fala,
Dessa vez não me assusta, só conforta:
“Ânimo Antonio, deixa essa casa! – Anda!”

Eu saio... do meu quarto para a sala
E decidido vou além da porta,
Mas volto quando piso na varanda.

– José Antonio Jacob/MG –



Nenhum comentário:

Postar um comentário