terça-feira, 23 de janeiro de 2018

RESENHA - Observatório (21.01.18)


PROGRAMA OBSERVATÓRIO


A edição deste domingo, 21 de janeiro, do Programa Observatório, do jornalista Arnaldo Santos, recebeu os juristas Leandro Vasques, Presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública;  José Raimundo, Professor e Pesquisador; e Cláudio Justa, Presidente do Conselho Penitenciário.

O tema foi a escalada de violência que assola o Ceará nos últimos anos, a má gestão dos aparelhos repressivos e dos sistema penitenciário no Estado.


O advogado Leandro Vasques pontuou que tão grave é o cenário, no campo da Segurança Pública no Estado, que ele chega a defender uma proposta de intervenção federal, para que o problema seja assumido por especialistas nessa área. 

Abordou-se que, embora em números absolutos os gastos em segurança no atual Governo do Estado possa ter sido mais elevado, seja com a aquisição de viaturas, reforma de delegacias de polícia e ampliação dos efetivos, isso não representou crescimento de investimento per capta, tendo em vista que as necessidades se ampliaram.

Ademais, observou Claudio Justa, que não houve investimentos no sistema prisional, que não tem nenhuma condição de garantir segurança aos custodiados da Justiça. 

Criticou-se ainda a falta de humildade do Governador Camilo Santana e do Secretário de Segurança André Costa em não quererem admitir o fracasso do programa denominado "Pacto Pelo Ceará Pacífico",  que anunciaram no início da gestão, e que o Governo demorou nove meses para começara a implantar, passando agora a transferir a culpa dos números crescentes da criminalidade ao Governo Federal.   

Também se lamentou a insistência do Governo no sentido de que não havia crime organizado no Ceará, e que os que se diziam membros de facções criminosas eram apenas "pirangueiros" blefando. "No Ceará, quem é organizada é a Polícia" – teria asseverado o Secretário de Segurança. Criticou-se ainda o envolvimento da Vice-Governadora Izolda Cela nas ações de Segurança Pública, matéria cujas especificidades ela desconhece inteiramente. 

Inclusive o Prof. José Raimundo narrou que tentou organizar um encontro na Universidade Federal do Ceará para debater o assunto, mas nenhum dos agentes públicos convidados compareceu  – com maior gravidade no caso da Vice-Governadora, que confirmara oficialmente a sua presença. 

Apontou-se ainda o vezo de considerar que toda a criminalidade no Estado tem origem no tráfico de drogas, para fazer entender que os números da mortalidade se devem à guerra entre os traficantes, que teria um função saneadora – quando estes, enquanto se matam, também atacam pessoas inocentes das comunidades em que vivem, que são hostilizadas e coagidas a obedecer aos seus caprichos. 

Os especialista frisaram que a Universidade Federal, que deveria fazer estudos e propor ao Poder Público políticas  alternativas, está apática e omissa, diante do drama social calamitoso que o Estado enfrenta, no campo da Segurança Pública, na Capital e no Interior.

O Observatório, apresentado pelo Jornalista e Sociólogo Arnaldo Santos, titular fundador da ACLJ, vai ao ar todos os domingos, pela TV Fortaleza, canal 6 da Multipay, às 23 horas, com reprises às segundas e sexta-feiras, às 22 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário