terça-feira, 30 de janeiro de 2018

ARTIGO - Coincidências Eloquentes (RMR)


COINCIDÊNCIAS
ELOQUENTES
Rui Martinho Rodrigues*



Algumas coincidências se repetem incansavelmente na vida política brasileira. Quem acha que uma condenação na Justiça do Trabalho descredencia para o cargo de Ministro do Trabalho, embora ações desta natureza não produzam restrições quanto ao exercício da cidadania, como é o caso da deputada Cristiane Brasil, coincidentemente, também entende, quase sempre, que uma condenação em sede de ação penal não desqualifica o ex-presidente Lula para o exercício da Presidência da República, sem se importar com o fato da condenação em espécie referir-se ao crime de improbidade administrativa. 

Quem acha que malas contendo dinheiro, apreendidas em poder de terceiros, incriminam o presidente Temer, sem a necessidade de comprovação do nexo entre as citadas malas e o ato do presidente decorrente da vantagem indevida, coincidentemente, entende, quase invariavelmente, que é preciso provar a existência de um ato de ofício do ex-presidente Lula, vinculado ao recebimento de vantagem indevida.

Quem acha que provas indiretas ou lógico-formais não servem de arrimo para a condenação do ex-presidente Lula, desclassificando-as como “meras ilações”, coincidentemente admite, sem nenhum constrangimento, tais provas como fundamento de validade para a condenação do Temer.

Quem critica a politização do Poder Judiciário, quando se trate do Brasil, tende a aplaudir a politização da Magistratura na Venezuela ou em Cuba. Quem manifesta revolta diante da ingerência estrangeira nos assuntos internos do Brasil, aprova, entusiasticamente, a intromissão de parlamentares americanos no processo penal em que o Lula é réu  desde que tal intromissão seja favorável ao ex-presidente. 

Assim, também a reforma da Previdência e a atração de capital estrangeiro  serão sempre defendidas quando o emitente da opinião, coincidentemente, estiver no Governo, sendo, porém, execradas quando o declarante, sempre coincidentemente, estiver na oposição.

Desse modo, quem hoje está na oposição condena a dita reforma, e a entrada de investimento externo produtivo.  Porém, o Governo petista defendeu a necessidade de reformar a Previdência, e chegou a jactar-se de ser campeão na arte de atrair capitais estrangeiros, ainda que especulativos. Não é preciso explicar as coincidências.


Nenhum comentário:

Postar um comentário