quarta-feira, 22 de agosto de 2018

NOTAS CULTURAIS



Ceará recebe
Colégio de Presidentes
das
Academias Jurídicas do Brasil

Na tarde deste último dia 21 de agosto, a Academia Cearense de Direito (ACD) recebeu o Colégio de Presidentes das Academias Jurídicas do Brasil.

O Presidente da ACD, Roberto Victor Ribeiro, que presidiu a reunião do colegiado, coordenou discussões de pautas nacionais, bem como tratou da edição da Carta de Fortaleza, com premissas jurídicas a serem seguidas pelos Estados participantes. Dezesseis Estados estiveram presentes. O Ceará foi o palco da cultura jurídica  neste dia.

O evento teve lugar na sede da ACD, na Rua República do Líbano, 980, no Bairro Meireles, a partir das 15:00.

................................................................


Bicentenário de Nascimento de
Thomaz Pompeu de Sousa Brasil,
Senador Pompeu




Neste ano de 2018, o Instituto do Ceará, a Academia Cearense de Letras e a Universidade Federal do Ceará comemoram o Bicentenário de Nascimento de Thomaz Pompeu de Sousa Brasil, Senador Pompeu, um  que muito honrou o Ceará em sua luta constante pelo bem de sua província natal, no Senado do Império, na liderança do Partido Liberal e na redação do jornal Cearense.

O Senador Pompeu deixou um valioso legado, consistente em suas obras, frutos de relevantes pesquisas, em que ressaltam o famoso Ensaio Estatístico da Província do Ceará, publicado em 1863/1864, e livros pioneiros na área de geografia, do meio ambiente, da educação.

Por seus estudos e atividades no campo da Educação, em que se destacam a publicação de compêndios didáticos para o ensino de geografia, a fundação, elaboração de estatutos e direção do Liceu do Ceará, primeira instituição cearense de ensino secundário, e a criação de currículos e normas para a Instrução Pública, que também esteve sob sua responsabilidade em nossa Província.

Destaque-se ainda o seu pioneirismo, de que é exemplo a organização da Companhia Cearense Via Férrea de Baturité, em 1870, primeira estrada de ferro em nossa Província, e o por seu exemplo de ética e honradez, qualidades louvadas por seus contemporâneos.

A atuação de Thomaz Pompeu, em todas essas áreas, será analisada em mesas redondas, conferências, exposições e trilha “A Fortaleza do Senador Pompeu”, que serão brevemente organizadas em folhetos e divulgadas. 

O presidente do Instituto do Ceará, Lúcio Alcântara, convida para a abertura das comemorações do Bicentenário de Nascimento de Thomaz Pompeu de Sousa Brasil, Senador Pompeu, que acontecerá em sessão especial, no dia 23 de agosto, na sede da instituição, à Rua Barão d0 Rio Branco, 1594 (Praça do Carmo), às 17 horas. 

Na ocasião, a sócia efetiva do Instituto do Ceará, Professora Angela Gutiérrez, trineta do homenageado, falará sobre o ilustre Senador do Império.

Os membros das três instituições – Instituto do Ceará, Academia Cearense de Letras e Universidade Federal do Ceará – autoridades públicas, professores e alunos, estudiosos e pesquisadores, membros de outras entidades culturais, científicas e educacionais e a comunidade de uma maneira geral estão convidados a comparecer a esse evento, que homenageia um dos cearenses que mais contribuíram para o conhecimento de sua terra e mais se empenharam na solução de seus problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário