ENCONTRO SEMANAL
NA TENDA ÁRABE
Na noite desta quarta-feira (22.08.18) a ACLJ se reuniu na Tenda Árabe para receber, do confrade Dorian Sampaio Filho (RDS Editora), para a última revisão, o protótipo da nova edição do “Dialeto Cearense –Glossário de Termos e Expressões do Ceará”, obra coletiva organizada pelo acadêmico Reginaldo Vasconcelos, com a assistência de um Conselho Editorial.
A 2ª Edição do Dialeto Cearense, revisado e ampliado, com 387 novos verbetes, será lançado em breve, em formato de bolso, desmembrado do Manual de Redação Profissional. O Manual de Redação será lançado em separado, com o apoio cultural da BSPAR Incorporações, do Benemérito Beto Studart, a exemplo da 1ª Edição.
A maioria dos glossários de regionalismos tem viés burlesco, com maior foco nos aspectos anedóticos e pornográficos das expressões idiomáticas do jargão abordado – no que dissente o Dialeto Cearense da ACLJ, que não exclui o palavreado chulo mas procura analisar cada verbete com maior profundidade, incluindo a sua raiz etimológica.
Compareceram à reunião os acadêmicos Rui Martinho Rodrigues, Dorian Sampaio Filho, Adriano Vasconcelos, Arnaldo Santos, Altino Farias, Paulo Ximenes e Reginaldo Vasconcelos – e ainda, como convidado, o jovem diagramador da RDS, Humberto Sampaio Rey. Ulysses Gaspar e Sávio Queiroz Costa eram esperados, mas não puderam comparecer.
O livro, já na sua 2ª Edição, narra em detalhes a saga do autor, desde quando nasceu no litoral do Ceará, local hoje denominado Parajuru, em aldeia de pescadores, de onde saiu a pé aos 13 anos em direção à Capital, de onde demandou ao Rio de Janeiro, correu todo o mundo como tripulante de navio inglês, tornou-se depois comerciante próspero em Fortaleza, e finalmente advogado.
Trafegando na BR – gíria interna da ACLJ para designar o trato dos temas administrativos – os membros da Decúria definiram o dia 04 de setembro, primeira terça-feira de setembro, para uma reunião geral informal da nossa confraria, no recinto da Embaixada – e avançou-se nas discussões sobre a escolha do Homem do Ano no Ceará em 2018, título a ser outorgado no dia 06 de dezembro próximo.
Serão homenageados na ocasião todos os integrantes da lista tríplice de indicados – Ministro Ubiratan Aguiar, Presidente da Academia Cearense de Letras; Administrador Romildo Carneiro, Presidente do BNB; e o Engenheiro Ângelo Guerra, Diretor-Geral do Dnocs – um deles a ser distinguido com o título de Homem do Ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário