domingo, 29 de março de 2015

NOTÍCIA ACADÊMICA


F.C.P.C. SEDIA ENCONTRO DE FUNDAÇÃO DA ARCÁDIA NOVA PALMACIANA

Sob a direção do  Prof. Francisco Antônio Guimarães, Presidente da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura da Universidade Federal do Ceará, e assessoramento do Prof. Vianney Mesquita, componente do Conselho Curador da Instituição e acadêmico titular deste Sodalício, foi criada no dia 6 passado, no Gabinete da Presidência, a Arcádia Nova Palmaciana – Ciência e Literatura, instituição de natureza cultural e científica, que vai reunir, com o apoio cultural da FCPC, 40 intelectuais de Palmácia-CE, de ambos os sextos, de onde procedem os dois fundadores.


A nova Academia, com denominação diversa das suas congêneres brasileiras, que já tiveram curso em Portugal e no Brasil, está em decurso de escolha dos 40 imortais conterrâneos, entre cultores da literatura e adeptos do estudo das várias ciências, entre os quais, como ocorre com os dois fundadores, estão professores e ex-alunos da Universidade Federal do Ceará.

Após o processo seletivo e as providências de natureza legal, a Arcádia Nova Palmaciana, cuja divisa é o moto latino Palmam qui meruit ferat  (quem ganhou o galardão que o conduza), vai ser solenemente instalada na Sede do Município, em data ainda a ser definida.

Participaram da instituição da Arcádia os árcades (ou acadêmicos) Francisco Antônio Guimarães, Vianney Mesquita, Pascelio Campos, Iolanda Campelo Andrade, Risoleta Muniz, Paulo Tadeu Sampaio de Oliveira, Lúcia Andrade Rocha, Ramilson Holanda Luz, Fernão Sampaio Rocha e Maria das Dores Campelo Andrade, todos intelectuais que tiveram a cidade de Palmácia por berço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário