sábado, 21 de março de 2015

FATOS DATADOS (RV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO

21 DE MARÇO DE 2015


* Mais de dois mil apartamentos são entregues,  antes da inauguração de Brasília, na Asa Sul, pelos institutos de previdência. São as Super-Quadras Sul do Plano Piloto da futura Capital. O Presidente Juscelino Kubitschek os recebe ao inspecioná-los, por amostragem, em cada Super-Quadra, na companhia dos respectivos presidentes dos órgãos construtores, os institutos de aposentadoria e pensões, bem como autoridades, assessores, pioneiros  e milhares de trabalhadores candangos.  Os IAPs são hoje o INSS.

* Inauguram-se, assim, as  SQS 108, pelo IAPB, dos bancários; SQS 206 e 208, pelo IPASE, dos Servidores Públicos; SQS 105 e 305, pelo IAPI, dos industriários; SQS 107, pelo IAPETC, dos empregados em transportes coletivos; SQS 106 e 306, pelo IAPC, dos comerciários; e SQS 104 e 304, pelo IAPFESP, dos ferroviários. * Fiquem, assim, sabendo, os moradores destas Super-Quadras que hoje é o dia de aniversário de seu conjunto residencial, inaugurado em 21 de março de 1960. Podem comemorar!

* Coincidentemente, o Presidente JK assiste à impressão, em Brasília, antes da inauguração, do “Exemplar O” do Diário Oficial, ao visitar a Imprensa Oficial, no Setor  Gráfico, onde se constrói também o jornal Correio Braziliense, dos Diários Associados.

* O deputado maranhense Edison Lobão propõe, em 1980,  na Câmara dos Deputados,   o estabelecimento de “Eleições Diretas para Governador e Vice-Governador”. Um primeiro momento das “Diretas Já”, que ocorreu em  1984.


* A Academia de Letras de Brasília é fundada em 1982. De Wolney Milhomen e Mauro Castro aos dias atuais de José Carlos Gentili, 32 anos de bons serviços à cultura.

 * Gente que não deveria morrer: Bellini, em 2001. Capitão da Seleção Campeã 1958.

* Corrupção, crime hediondo – quer o Ministério Público Federal, em 2015. * Dias de chuva, estes, em Brasília. Já é outono, oficialmente,  e chove mais uma semana.


* Hoje é o Dia Nacional da Síndrome de Down,  Mundial da Poesia, da Infância e  Internacional contra a Discriminação Racial. * Veneração a São Amadeu de Sabóia. * Data do nascimento de  José Francisco Araújo, primo muito querido, do compositor Sebastian Bach (1685), do esportista Ayrton Senna, Eutímio Ortegal, Flávia Xavier Cirilo de Sá, Antônio Garcia Muralha e Leonardo Teixeira.


 Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário