quinta-feira, 5 de março de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO

05 DE MARÇO DE 2015


*O Presidente Juscelino Kubitschek, falando a 35 jornalistas americanos, em 1959, afirma que “a construção de Brasília representa, inegavelmente, o maior e o mais seguro passo para o progresso do Brasil, país que conta com uma área de mais de 8 milhões e meio de quilômetros quadrados e onde mais de 6 milhões ainda não puderam receber os benefícios do progresso”.

* Analisando o papel da futura Capital do Brasil, o Presidente JK disse que Brasília “servirá  como ponto-base para a completa ligação entre o Norte e o Sul do Pais, levando o progresso a regiões até então muito pouco habitadas e permitindo a conquista e valorização econômica da imensa bacia amazônica e do grande Centro-Oeste”.

* A Fundação Educacional de Brasília é instituída, em 1960, pelo Presidente Juscelino Kubitschek. Objetivo  é organizar e manter o ensino médio na nova Capital a partir de 21 de abril de 1960. * Inaugurada, em 2001, a Embaixada da Áustria em Brasília.

* Em 2015, chega a vez dos políticos no escândalo de corrupção da Petrobras. Procurador Janot entrega ao STF nomes de 54 acusados. * Morre o cantor sertanejo José Rico, em 2015. * Crise entre presidente do Senado e presidente Dilma.

* Tancredo Neves nasce em São João del Rei, em 1910. Advogado, vereador, deputado estadual e federal, ministro, senador, governador, Primeiro Ministro e Presidente da República.

*  Buenos Aires é reconhecida Capital da Argentina, em 1826. * Abraham Lincoln é eleito Presidente dos Estados Unidos, em 1860. * O Papa João Paulo II visita a Nicaragua, em 1983. * A Ponte Rio-Niteroi é inaugurada, em 1974.

*O escritor sergipano Genolino Amado falece, em 1989. Jornalista e irmão de Gilberto Amado. Autor de Avatar e membro da Academia Brasileira de Letras.

* Veneração a  São Lúcio. * Data do nascimento de  Marcos Vinícios  de Souza,  Camila Dantas Souza, Clovis Sena e Omar Costa Ribeiro. * 

 Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário