quinta-feira, 26 de março de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO

24 DE MARÇO DE 2015


* Na Ermida de Dom Bosco, é celebrada, em 1957, a primeira missa vespertina oficiada pelo padre salesiano Oswaldo Sérgio Lobo. Este é o primeiro sacerdote católico a se fixar nas terras da futura Capital. A Ermida é a primeira construção de alvenaria da futura Capital, construída pelo engenheiro Geraldo Passos, de Goiânia, por incumbência de Bernardo Sayão, que, por sua vez, atendia pedido de Israel Pinheiro, devoto do santo salesiano, que é, também,  profeta de Brasília.



* O engenheiro Waldir Bouhit, diretor da Superintendência da Amazônia, órgão responsável pela  construção  da  Belém-Brasília, promove, com o Ministério da Saúde, em 1958, a erradicação das endemias  nos pequenos povoados ao longo da estrada.

* Antes da inauguração de Brasília, o Presidente Juscelino Kubitschek oficializa, em 1960, as transferências do general Nelson de Melo e do diplomata Sette Câmara, respectivamente Chefes da Casa Militar e da  Civil da Presidência da República.

* É fundada a Igreja Mãe da Divina Misericórdia, na Entrequadra 214-215 Norte.

* A Câmara Federal homenageia, em 2014,  o Jornalista Edilson Cid Varela no seu centenário de nascimento.  Mauro  Benevides na presidência e Júlio Campos faz saudação, seguido de outros deputados. Edilson fundou e dirigiu o Correio Braziliense por 30 anos.

* Tesoureiro do PT  Vacari Neto e mais 26 viram réus por corrupção e formação de quadrilha no Petrolão, em 2015. O Correio Braziliense revela, também:  59,7% querem o Impeachment de Dilma. Repercussão no Parlamento. * A Agonia  da “Pária Educadora”. * Juros passam de 700% no cartão. * Rombo na Cassi do BB.

* Os cearenses têm reunião, em 2015, para examinar projetos sociais e avaliar desempenho  da Casa do Ceará em Brasília, onde todos os brasileiros são atendidos.

* Nasce Olegário Mariano, em 1889, no Recife. Príncipe dos Poetas Brasileiros.  Autor de Angelus e Destino. Em 1926, ingressa na Academia Brasileira de Letras. * O acadêmico Oliveira Lima morre em Washington, em 1928.

*Hoje é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. * Veneração a Oscar Romero. * Data do nascimento de Allan Kardec G. Fortes, Carlos A. Vieira, Anita Louise Catalão Maia, Eullália Maciel, José Nobre, Sara Gomes e Rubens Neco.


 Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário