quarta-feira, 4 de março de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO

02 DE MARÇO DE 2015

* O Presidente Juscelino Kubitschek, falando na Escola Superior de Guerra, em 1959. aborda os principais aspectos do seu Plano de Metas.  Referindo-se a Brasília, que é a Meta Síntese, afirma que “a construção da nova Capital foi a primeira pergunta formulada por um eleitor no primeiro comício da minha campanha à Presidência da República”.  JK lembra, então, a resposta que teve na ocasião, dizendo que “em sendo uma disposição constitucional, assumia o compromisso de estudar o assunto e dar-lhe a devida solução”.

* JK recorda que, ao longo da campanha presidencial, “percorrendo o Brasil, senti que o povo brasileiro estava preocupado com o seu desenvolvimento econômico” e que “a nova Capital e a Petrobras inspiraram o maior número de perguntas nos comícios”.

* A Universidade de Brasília funciona a todo vapor, em 1963.  Oferece formação profissional em oito carreiras e promove cursos de extensão universitária. * É inaugurada a Igreja de São Marcos e São Lucas, no Setor P Norte de Ceilândia, em 1980..  E, em 1989, a Maçonaria cria sua Loja Lírios do Campo.

* A Universidade Euro Americana, a Unieuro, é fundada em 1998. Sua reitora é a professora e pioneira Stella dos Querubins Guimarães.

* Minas Gerais e o Brasil perdem Benedito Valadares, em 1973.  Político, governou MG. Nomeou Juscelino Kubitschek para Chefe de Gabinete e, depois, Prefeito de BH.

* Regularização de Condomínios tem Cartilha de Orientação do GDF, em 2009.

* Passeata de caminhoneiros na Esplanada de Brasília, em 2015. Ivar Schmitd anuncia 5 mil e buzinaço.  * Professores, mesmo sem receber salários atrasados, paralisam greve e ano letivo 2015 deve começar. * Gastronomia lota Eixão com 40 mil. * Procurador Janot discorda de leniência na corrupção do  Lava-Jato Petrobras.

*Tribuno sacro, morre o Padre Sousa Caldas, em 1819. Membro da ABL.
*Hoje é o Dia Nacional do Turismo. * Aniversário de Uberaba (MG). * Veneração a Santa Inês de Praga. * Data do nascimento de Mem de Sá, Afonso César, Heloisa H. Hargreaves, Liza de Miranda e Vitória Vasconcelos. *




 
Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.b


Nenhum comentário:

Postar um comentário