sábado, 14 de março de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO

13 DE MARÇO DE 2015

* Em 1958, Brasília tem, já, um contingente de 28.804 trabalhadores, segundo pesquisa do IBGE. Um ano antes, a população não passava de 2 mil habitantes.

* A futura Capital do Brasil recebe, em 1959, a visita da Duquesa de Kent.

* Sete blocos de apartamentos da SQS 108 estão praticamente concluídos, em 1960. Obras  a cargo do Instituto dos Bancários, presidido por Eno Sadock de Sá. Um dos blocos foi utilizado para abrigar, recentemente, os jornalistas integrantes da caravana do Presidente Eisenhower, em visita a Brasília.  * O IPHAN   tomba Brasília, em 1990.

* Riacho Fundo 1, no dia de sua fundação, recebe a urbanização da Avenida Ipê, principal área da cidade, em 1990. * É fundada, em 1997, a Loja Maçônica Monte Sião.

* Em 2015, a Loja Maçônica Aurora de Brasília celebra, sábado 14, os 50 Anos de sua fundação, no Templo Nobre do GOB, na 913 Sul. Presidência do VM Dionísio Lamera.

* Organizada pelo PT, em apoio a Dilma, militantes da UNE, CUT e MST fazem marcha.

* Manifestações organizadas pelas redes sociais, vai, em todas as capitais, protestar contra o Governo, no domingo 15, em 2015.

* Orla do Lago de Brasília vai ser desobstruída para acesso da população, em 2015. GDF  derruba cercas e muros. * Joss Stone faz show. * Batisti é preso e juíza determina deportação. * Presidente da Câmara Eduardo Cunha critica Janot. * Governadores do Rio e do Acre acusados no Escândalo da Petrobras. 

* O mineiro Benedito Valadares lança, em 1945, a candidatura do general Eurico Gaspar Dutra à Presidência da República, com o apoio de Getúlio Vargas. * Os intelectuais brasileiros, em 1965, lançam um manifesto à Nação, exigindo o restabelecimento das liberdades democráticas e dos direitos individuais.

* Aniversário do Park Way  e Riacho Fundo, em Brasília. * Veneração a Marianela Garcia Villas. * Data do nascimento do sobrinho querido  Tadeu Cysne Vasconcelos, Giselle Maciel Rose, Itamar Castro, Lia Santos, Jolimar Pinto, Luiz Reis, Fernando Lackman, Cleide Maria e Ronald Fernandes.


 Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário