domingo, 1 de março de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO

01 DE MARÇO DE 2015

* A economia é salva pela soja e pelo milho  Esta, em 2013, é a manchete da semana do jornal Correio Braziliense, ao observar que o “desempenho da indústria piora e o crescimento do PIB frustra governo e empresas”.  O Centro-Oeste e o Grande Norte estão permitindo este resultado alvissareiro.  A imprensa tem aplaudido o desempenho do agronegócio nas terras interioranas do País. A maior fonte de divisas.

 * Tudo é consequência e resultado da visão de futuro dos Anos Dourados, no final da década de 1950 e início de 1960, quando os brasileiros decidiram descobrir e ocupar dois terços do seu território antes desértico:  o  Centro-Oeste e o Grande Norte.

* Tal descoberta deu-se pela ocupação dessa imensa área nacional, com a construção de Brasília e das estradas de integração, isto é, das rodovias Belém-Brasília, Brasília-Acre, Brasília-Cuiabá, Brasília-Fortaleza, sem esquecer da Brasília-Rio  e da Brasília-Porto Alegre. Com as estradas e as terras férteis, o homem ocupou, desbravou e plantou. Sulistas, matogrossenses,  goianos, mineiros, nordestinos e, até,  estrangeiros.

*E quem concebeu tudo o que hoje estamos a desfrutar, a colher resultados e a garantir a nossa própria estabilidade econômica? O Presidente Juscelino Kubitschek, que plantou Brasília e para ela fez convergir estradas vindo dos extremos, do Norte, do Sul, do Leste e do Oeste.  Visão estadística de JK.

* O Papa Bento XVI renuncia ao Papado, em 2013. * Em 2015, políticos influentes na lista do escândalo Lava-Jato da Petrobras nas mãos do Procurador Rodrigo Janot.

* O Brasil reverencia a memória de Rui Barbosa. lembrando o seu falecimento, em 1923. Jurisconsulto, maçom e senador. Fundador da República, em 1889, e  da Academia Brasileira de Letras, que a presidiu de 1908 a 1918. * Nasce, em 1916, o mineiro Mário Palmério.  Autor de Vila dos Confins. Eleito, em 1968, para a ABL.

* Hoje é o Dia do Turismo Ecológico. * Aniversário da cidade do Rio de Janeiro. * Veneração a Santo Albino. * Data do nascimento de João Goulart, Alexandre Guimarães, Maria Conceição Mendes, Ana Caroline Galli dos Santos, Ismael César, Ruy Montenegro e Maildo Nogueira.
 
 
Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.b


Nenhum comentário:

Postar um comentário