quarta-feira, 18 de março de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO

18 DE MARÇO DE 2015

* O Presidente Juscelino Kubitschek manda ao Congresso Nacional, em 1957, sua mensagem anual, onde dá ciência das medidas já adotadas para a construção da nova Capital do Brasil no Planalto Central goiano e afirma: “Empenhar-me-ei a fundo para cumprir o compromisso, assumido com a Nação, de transmitir o Governo ao meu  sucessor, já na nova metrópole, que ora se ergue e que espero fazer crescer e prosperar nos anos seguintes do meu quinquênio”.

* JK faz, então, uma declaração de otimismo, ao afirmar que “o povo brasileiro decidiu tomar em suas mãos a grande empresa de sua libertação econômica e da plena afirmação de sua capacidade civilizadora”.

* Guerra Peixe nasce em Petrópolis, em 1914. Violinista e compositor. Autor de Maracatus do Recife e arranjos para dezenas de filmes. * Noel Rosa de Oliveira morre, em 1988.

* Brasília celebra, em  2013,  o Centenário de Nascimento do jornalista Edilson Cid Varela. Sessão magna da Academia de Letras de Brasília o homenageia, no Auditório Hipólito da Costa, com apoio do Jornal Correio Braziliense e dos Diários Associados. *

* Ainda bem que existe o Ministério Publico para ir à Justiça, em 2014,  contra os autores da proposta de um PPCUB que anuncia Preservação do Plano mas cria uma nova cidade dentro da área tombada de Brasília. Uma festa para a especulação imobiliária! No futuro, que dirão nossos filhos e netos desta nossa geração?!...

* Oposição vai pedir ao STF investigação sobre Dilma – anuncia manchete do Correio Braziliense. E mais: * Dirceu recebeu R$ 10 milhões de construtoras sob suspeita. * Governistas anunciam medidas em resposta aos protestos. * Renato Duque vai depor da CPI da Petrobrás da Câmara dos Deputados.

*  Cervantes, o autor de Dom Quixote de La Mancha, depois de quatro séculos, tem seus restos mortais encontrados na Espanha, em 2015  - dizem pesquisadores.

* Aniversário de Santa Luzia,em Minas Gerais. * Veneração a São Cirilo de Jerusalém. * Data do nascimento de   Renato Riella, Alan Viggiano, Waldyr Montenegro, Maria José de Paiva Xavier, Adalberto Oliveira e  Luiza Maria Boratto Postiga.


 Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário