sábado, 14 de março de 2015

NOTAS JORNALÍSTICAS



A VERDADE SOBRE A VARANDA QUE RUIU
Adriano Jorge*


O acadêmico Adriano Jorge é amigo de Fernando Câmara, morador e proprietário do apartamento do Edifício Versalhes, no Bairro Meireles, em Fortaleza,  cuja varanda desmoronou atingindo dois operários, matando dois deles, no dia 02 deste mês de março. Adriano recebeu dele um e-mail esclarecendo  que as vítimas não eram suas contratadas, e não estavam trabalhando na fatídica varanda que ruiu. Eles estavam no térreo do edifício, reparando o piso em torno da piscina, a serviço do condomínio, quando a laje da varanda do apartamento de Fernando despencou e os atingiu.

Registra ainda Adriano que o advogado Vitor Holanda, contratado pelo Síndico do prédio, reagiu através da imprensa, inclusive em entrevista na Rádio Verdes Mares, ao radialista Paulo Oliveira, contra um laudo elaborado pelo CREA, segundo o qual a causa do desabamento seria oxidação da estrutura de concreto, por falta de manutenção do proprietário, ou negligência do condomínio em zelar pela higidez estrutural da construção. 

Segundo o Dr. Vitor, a real causa do desabamento, constatada inclusive pelo engenheiro Luciano Pamplona, contratado pelo condomínio, é que a Construtora Mendonça Aguiar, que realizou a obra, aprovou um projeto e realizou outro, com alteração na dimensão das varandas e a instalação de uma jardineira em cada uma delas, cujo peso não estava previsto nos cálculos da planta original. A conclusão final é que a estrutura do prédio como um todo não tem nenhum outro vício, e a orientação do CREA é fazer intervenção nas demais varandas do edifícil, para que não volte a ocorrer um outro infausto.

 *Adriano Jorge Vasconcelos
Advogado e Pesquisador
Membro da ACLJ




DOCUMENTÁRIO DA GLOBO SOBRE 
A ROMÊNIA
Luciano Maia*


O poeta Luciano Maia, Titular da Cadeira de nº 8 da ACLJ, Cônsul Honorário da Romênia em Fortaleza, comentou o documentário realizado pela Rede Globo, apresentado no programa Globo Repórter do último dia 06, sobre aquele belo país dos Balcãs, no centro-sudeste da Europa.

Luciano não teve oportunidade de assistir ao programa na sua edição original pela TV, mas o recebeu em DVD, enviado pela Embaixada da Romênia. Claro que a sua avaliação é positiva, pois a reportagem montra as lindas paisagens daquele país que ele tanto aprecia, cuja língua domina tão bem, e cuja cultura ele admira imensamente.

O documentário cobriu a população de ursos da Romênia, que hoje é protegida por leis ambientais, as ricas comunidades ciganas que há por lá, e uma região rural mais remota em que as mulheres ficaram espantadas com a cor negra da repórter. Elas nunca tinham visto uma pessoa afrodescendente.  
 
A matéria mostra também as minas, mormente as de sal, com a catedral em uma delas, a comida típica, as feiras livres e o artesanato tecelão, bem como os castelos da Transilvânia.

A lenda do vampiro Conde Drácula, nascida sobre a história do Príncipe Vlad III, um real herói nocional da Romênia, não tem impacto místico no país, mas é explorada turisticamente, pois a visitação do castelo em que o príncipe viveu é uma Meca dos leitores do escritor ficcionista irlandês Bram Stoker, e dos apreciadores das várias produções cinematográficas sobre o tema.

Mas o Cônsul gostaria de ver mais sobre o país que representa entre nós, de modo que os temas fossem mais aprofundados. “Os romenos sabem que são descendentes dos dácios romanizados, com aportes eslavos posteriores. Isso não foi dito. Deveriam colocar pessoas com frases em romeno com legendas em português. Não atentaram para essa coisa tão simples”, foi o que Luciano Maia obtemperou. E acrescentou: "Há muitos ciganos na Romênia, mas também na Ucrânia, na Sérvia, na Rússia, na Hungria. Até na Espanha, os chamados “gitanos” são numerosíssimos". 

*Luciano Nunes Maia
Poeta - Jornalista - Graduado em Direito - Professor
Cônsul da Romênia em Fortaleza
Membro da ACLJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário