quarta-feira, 4 de março de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO

03 DE MARÇO DE 2015

*O Presidente Juscelino Kubitschek, ao falar na abertura dos cursos universitários da Universidade do Brasil, em 1959, conclui sua oração afirmando: “Convoco-os principalmente para o trabalho útil, num ano que se inicia – de horizontes desanuviados, porque há paz e liberdade, e de coração forte, porque o empolga a imperturbável confiança no Brasil!"

* Em 1960, o governador Juraci Magalhães, da Bahia e  figura representativa do partido de oposição a JK, a UDN, visita Brasília e faz apologia ao que viu, afirmando:  “Estou cheio  de satisfação pelo que vi e só lamento não estar mais moço para ver a projeção de Brasília no futuro. Esta é uma terra que entusiasmará os brasileiros que a viram nascer. Queria ser mais jovem para crescer com Brasília”.

* O deputado Guilherme Machado, da UDN, é eleito, em 1964, presidente da Comissão do Distrito Federal, na Câmara dos Deputados. Gustavo Capanema, Edgar Bezerra Leite, Franco Montoro e Francelino Pereira também participam da Comissão.

* “Protestos aumentam. Tensão no DF. * Lula teme por futuro do PT. * CPI focada na gestão PT na Petrobras.” - Estas, são manchetes do Correio Braziliense, em 2015. E mais: Procurador Janot promete: “Quem tiver de pagar, vai pagar”. Renan recusa convite de Dilma para jantar.  Deficit na Balança já é de U$ 6 Bi.

* O escritor Fernando Lourenço Tamanini morre, em 2015. Ex-presidente do IHGDF.

* Em Axixá, no Maranhão, nasce Adelino Fontoura. Jornalista e poeta. Patrono de Cadeira na Academia Brasileira de Letras. * Em 1928, Roquete-Pinto é recebido na ABL.

* O cineasta  Hélio Jaguaribe de Mattos é eleito para a Cadeira 11 da Academia Brasileira de Letras, em 2005.  E Marco Lucdchesi para a Cadeira 15, em 2011.

* O Presidente Pedro Aleixo morre, em 1975. * Também, o Presidente e maçom Nilo Peçanha, em 1924. * George Washington,  herói da independência americana, é elevado maçom, em 1753, na Loja Frederiksburg. *  Amazonas é criado, em 1755.

*Hoje é o Dia do Meteorologista. * Data Nacional de Marrocos e da Bulgária. * Veneração a São Marino. * Data do nascimento de  Sérgio Garcia Alves, Zico, Maria Barbosa Vasconcelos, Rui Rasquilho e Janaína Gori.




Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário