segunda-feira, 16 de março de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO

16 DE MARÇO DE 2015

*O Presidente Juscelino Kubitschek, na sua primeira Mensagem ao Congresso Nacional, em 1956, diz da sua preocupação em “ocupar os vazios interiores do Brasil Central e da Amazônia, diante da necessidade de alargar as fronteiras econômicas no sentido das latitudes geográficas”. Recorda providências de governos anteriores, “escolhendo, no Planalto Central, o sítio para a futura Capital”.

* O urbanista Lúcio Costa é o vencedor, em 1957,  do Concurso para a escolha do Plano Piloto de Brasília. Presidida pelo engenheiro Israel Pinheiro, a Comissão Julgadora é  formada pelos arquitetos estrangeiros convidados André Silve, William Holford e Stamo Papadaki e pelos  brasileiros Oscar Niemeyer, Paulo Antunes Ribeiro e Luiz Hildebrando Horta Barbosa.  Erasmo Martins Pedro é o secretário.

* 15 de Março de 2015, dia em que o povo brasileiro demonstrou maturidade política e urbanidade, indo às ruas, em todos os Estados, de forma pacífica, para protestar contra a corrupção no País e a impunidade,  contra o Governo Dilma e o aumento de impostos. Em São Paulo, mais de um milhão (maior que nas Diretas Já, com 400 mil). Manifestações em todos os Estados e em cidades do interior. Um mar de gente vestida de amarelo e verde, entoando o Hino Nacional e portando cartazes pedindo Fora Dilma, Fim da Corrupção, Basta de impunidade, Fim da
Mentira,  Justiça e Ética, Cadeia para os Corruptos, Brasileiro não é Otário,  Meu Partido é o Brasil, Contra Dilma, Indignação. Nos Estados Unidos e na Europa, manifestações idênticas em muitas cidades. Repercussão  na imprensa internacional.  Os ministros Cardozo e Rosseto falaram, pelo Governo, reconhecendo legitimidade das manifestações  e prometendo diálogo e medidas para atendimento aos protestos. Queremos o Brasil dos nossos sonhos! – digo.

* O Visconde do Rio Branco, José Maria da Silva Paranhos, nasce em 1819. Baiano, jornalista,  maçom e membro do IHGB. Na Academia Brasileira de Letras é o Patrono da Cadeira 40. *   Rocha Pombo  é eleito para a ABL, em 1933.
* Aniversário de Petrópolis, no Rio de Janeiro. * Veneração a São João de Brébeuf. * Data do nascimento de Sérgio Miranda,  Ângelo D’Ávila, Augusto Boal e Marcos Linhares.


 Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário