sábado, 7 de março de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO

06 DE MARÇO DE 2015

* O Presidente Juscelino Kubitschek, reabrindo os cursos da Universidade do Brasil, em 1960, refere-se a Brasília chamando-a de "resumo ciclópico da realidade heroica brasileira” e anuncia que “no dia consagrado ao idealismo, às liberdades sagradas, o Brasil mudará  a sede do Governo Federal para Brasília”.

* O Teatro Nacional é inaugurado, em 1979, pelo presidente Ernesto Geisel e o governador Elmo Serejo. Três belas salas: Villa-Lobos, Martins Pena e Alberto Nepomuceno. Cláudio Santoro rege a Orquestra Sinfônica da Escola de Música de Brasília. Iniciada no fim do Governo JK, a construção  durou 19 anos.

* O escritor e diplomata Sérgio Paulo Rouanet assume, em 1991, a Secretaria Nacional de Cultura.  O ministro Rouanet é membro da Academia Brasileira de Letras. Autor de  admirável trabalho em favor do incentivo à cultura, a Lei Rouanet.

* O Presidente Hugo Chaves  morre,  em 2013.  Em 2015, Venezuela envolta em crise.

* Ari Cunha e Circe Cunha definem  “O desmoronamento do edifício Brasil”, em 2015.Os Pilares da Crise”, em Visto, Lido e Ouvido, no Correio Braziliense. * Dólar passa dos R$ 3. * Tumulto na CPI da Corrupção Petrobras. Diretores convocados.  Lista de políticos pode sair. Citado, Renan ataca Janot. * Xuxa vai prá Record. *

* Zuenir Ventura, jornalista e escritor,  toma posse na Academia Brasileira de Letras.

* A Revolução Pernambucana  eclode, em 1817. Ideais nativistas e a interiorização da Capital da Capitania. Muitos maçons e nativistas martirizados. * O escritor pernambucano Silva Ramos nasce em 1853. A Academia Brasileira de Letras o recebe em 1897 como fundador da Cadeira 37. * Em 1930, o poeta paulista Guilherme de Almeida ingressa na ABL.   Amigo de JK e autor do poema Prece de Brasília.

*O mundo ganha  Michelangelo, em 1675.  * La Traviata, de Verdi, estreia em Veneza, em 1853.

* Niteroi é escolhida  Capital da Província do Rio de Janeiro, em 1835. * Veneração a Santa Rosa de Viterbo. * Data do nascimento de William Teixeira Ferreira, Alceu Corrêa, Alexandre Lobão, Fritz Teixeira de Salles, José Alvarenga, Marco Samarcos, Severo de Sales, Lucas Caires, Mauro Aguiar e Roger Santana.


 Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.b


Nenhum comentário:

Postar um comentário