quarta-feira, 25 de março de 2015

NOTAS ACADÊMICAS

1. O intelectual cearense, escritor e conferencista espírita Luciano Klein Filho, tomará posse na noite desta quinta-feira, dia 26 de março, em uma das cadeiras do Instituto do Ceará - Histórico, Geográfico e Antropológico. A solenidade, que terá início às 19:00h, será coordenada pelo Prof. Edinilo Soarez, que é o atual presidente da entidade, e terá como mestre de cerimônia o jornalista Vicente Alencar, Membro Honorário daquele Instituto, e Membro Titular da ACLJ.


2. Prevista para a noite do próximo dia 23 de abril, coincidindo com o 4º aniversário da ACLJ, no prédio da ACI, em Assembleia Geral Ordinária, a posse do jovem empresário Igor Queiroz Barroso na dignidade de Membro Benemérito da entidade, eleito unanimemente pela Decúria Diretiva, por proposição do acadêmico Reginaldo Vasconcelos.
                      
Igor, entre o pai Regis e avó Yolanda
Igor é neto do advogado, jornalista, professor e político Parsifal Barroso, ex-governador do Ceará e ex-ministro do Trabalho e Industria e Comércio do Governo JK. Pelo lado materno, é neto do empresário cearense Edson Queiroz.

Tragicamente falecido em 1982, Edson fundou o grupo empresarial que leva seu nome, ao qual pertence o Sistema Verdes Mares de Comunicação, afiliado da Rede Globo no Ceará, e instituiu a fundação cultural homônima, mantenedora da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. 

O saudoso Chanceler Edson Queiroz é Patrono Perpétuo da Cadeira de nº 3 da Academia, cujo titular vitalício é o jornalista Edilmar Norões. Dona Yolanda, viúva de Edson – ela que é o 6ª Membro Benemérito da nossa instituição – controla hoje a holding empresarial e a instituição fundacional, de cujas respectivas diretorias participa Igor Barroso.

Dr. Parsifal, por seu turno, é paraninfo da comenda que a ACLJ reserva aos grandes nomes da imprensa cearense contemporânea, a Medalha Governador Parsifal Barroso, que na solenidade do dia 23 será outorgada ao grande jornalista e escritor J. Ciro Saraiva, autor de uma trilogia memorialística em que registra a vida política do Ceará nas última décadas, da qual participou ativamente, como repórter e como assessor palaciano.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário