domingo, 22 de março de 2015

FATOS DATADOS (AV)

OS 366 DIAS DE BRASÍLIA,
DO BRASIL E DO MUNDO

22 DE MARÇO DE 2015

* Na inauguração da fábrica de automóveis e jeeps  Willys-Overland, em 1958, na cidade de São Bernardo do Campo, o Presidente Juscelino Kubitschek refere-se a Brasília, dizendo que “estamos procedendo ao deslocamento do centro regulador da vida brasileira para as glebas do Brasil Central”. E acrescenta JK: “De nada valeria construir Brasília sem abrir estradas que a ligassem ao resto do País, mas de pouco valeria rasgar essas rodovias sem fabricar os automóveis e os caminhões que desempenharão o papel dinâmico de elementos efetivos e permanentes de aproximação demográfica, social e cultural e de intercomunicação de riqueza”.

* Doutor em educação, o escritor Arnaldo Niskier é eleito, em 1984, para a Academia Brasileira de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 18, fundada por José Veríssimo. No Rio de Janeiro,  dirigiu as Secretarias de Educação e de Cultura, tendo sido, também,  presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, em Brasília. Na Revista Manchete foi Diretor de Redação e dedicou grande amizade a Adolfo Bloch e ao Presidente Juscelino Kubitschek. Pioneiro de Brasília. Presidiu a ABL.

* Innocêncio de Jesus Viégas é homenageado pela Maçonaria, na Loja Padre Cícero. Presenças dos Grão-Mestres do DF e de MG e mais de uma centena de maçons.

* Dias de chuvas, estes, em Brasília 2015.  A pesar de oficialmente ter chegado o verão, chuvas vão durar mais 4 ou 5 dias. * Loja Maçônica Obreiros do Planalto comemora 50 anos, em 2015,  com o teatro Revolução Francesa, Maçonaria  e Inconfidência Mineira, com o ator João Rios.  Cinquentenário sob a presidência  do VM Celso Deusdedith.

* Ganha o Brasil quatro filhos que vão se notabilizar nas letras: o maranhense Sotero dos Reis, em 1800; o também maranhense João Francisco Lisboa, em 1812; o pernambucano Dantas Barreto, em 1850, e o alagoano Guimarães Passos, em 1867. Todos eleitos para a Academia Brasileira de Letras.

* Hoje é o Dia Mundial da Água * Veneração a Santa Catarina de Gênova. * Data do nascimento de João Bosco Serra e Gurgel, Dinix Félix dos Santos, Antônio C. Chaul, Karin Dickel, Alice Cascão, Diniz Santos, Edna Resende, Júlio Modesto,   Marques de Oliveira, Odete Freitas, Pompeu de Sousa e Edna Rezende.

 Adirson Vasconcelos
Cearense radicado em Brasília-DF
Advogado – Jornalista – Escritor – Poeta Professor
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF, da Academia de Letras de Brasília, 
da Academia Maçônica de Letras do DF, da Academia de Letras e Artes do Planalto, 
da Academia Taguatinguense de Letras, da Casa do Poeta Brasileiro – Br.  
adirson@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário