sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

NOTA ACADÊMICA - Manual de Redação Profissional


LANÇAMENTO
DO
MANUAL DE REDAÇÃO
PROFISSIONAL
COM
GLOSSÁRIO DE
EXPRESSÕES CEARENSES



Finalmente será lançada ao público a 1ª Edição do Manual de Redação Profissional da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, em formato de livro de bolso.

O Manual de Redação Profissional se propõe a dirimir as principais dúvidas gramaticais, bem como recomendar os melhores usos e soluções idiomáticas e assim também evidenciar alguns dos principais vícios de linguagem, dentre os mais recorrentes, a serem evitados por jornalistas e escritores.

A noite de autógrafos será em 8 de fevereiro próximo, quinta-feira, e terá lugar na Tenda Árabe, espaço (lounge) especial da ACLJ na Embaixada da Cachaça, casa noturna, bar e butique de bebidas finas, de vocação artística e cultural, situada na Rua João Brígido 1245, defronte a Procuradoria da República, no Bairro Joaquim Távora.



Membros da ACLJ estarão autografando exemplares, que no lançamento poderão ser adquiridos promocionalmente por apenas 10 reais. O preço do livro nas livrarias será de 30 reais.   

A obra foi editada com apoio cultural da marca BSPAR Incorporações, empresa do 10º Membro Benemérito da ACLJ, Beto Studart.

Ela vem ainda com um interessante guia do jargão popular do povo alencarino, indicando os termos que são de uso generalizado, os que predominam no meio rural, os mais antigos e os mais recentes.

Alguns verbetes representam importantes resgates linguísticos, pois já caindo em desuso e já desconhecidos pelas últimas gerações. Também se registram as possíveis explicações etimológicas de muitos dos regionalismos consignados, bem como as inflexões fonéticas dos dois principais sotaques no Estado.

O exemplar de Número Zero do Manual de Redação Profissional, artesanalmente elaborado, foi ritualmente entregue ao Chanceler Edson Queiroz Neto, na noite de sua posse na dignidade de Membro Benemérito da ACLJ, em 31 de agosto de 2017, de forma simbólica, por ser ele o atual Superintendente do Sistema Verdes Mares de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário