domingo, 25 de janeiro de 2015

NOTA CARNAVALESCA



A Associação dos Cronistas Carnavalescos do Ceará, mais identificada como “Crônica Carnavalesca”, sob a presidência do jornalista Francisco Felix, realizou na noite de ontem (dia 25.01), no Clube Náutico, em Fortaleza, o concurso público para a eleição da Corte Momesca cearense para este carnaval, que tomará posse durante o Carnaval da Saudade, no próximo dia 07 de fevereiro, festa tradicional daquele clube.

O evento, animado pela banda Fonseca Júnior, foi bem prestigiado pelo público, e o certame, muito bem organizado, teve uma banca julgadora de alto nível, que funcionou com bastante critério e isenção. Destaque, entre os jurados, para o médico e vereador Iraguassu Teixeira, um grande incentivador do carnaval cearense.     

Concorreram ao título de Rainha do Carnaval Cearense deste ano oito belas jovens, todas caracterizadas de passistas, com as típicas fantasias de destaque de escola de samba, as quais “disseram no pé” sua habilidade de sambistas, exibindo a plástica escultural.

Em seguida, seis rapazes concorreram ao título de Rei Momo, os quais também demonstraram sua intimidade com os passos do samba, sua animação, a sua compleição física avantajada, seguindo-se a tradição de privilegiar a imagem simpática de um monarca obeso para reinar no carnaval.

Todavia, além da aparência física e da animação, prevalecia no critério da mesa julgadora a desenvoltura de cada candidato ao microfone, questionado sobre as suas razões pessoais para participar do concurso, e instado a revelar que mensagens transmitiria aos subidos, caso eleito.

Apoiado pela ACLJ concorreu o alegre Fernando Bezerra, que foi agraciado com o 3º Lugar, com muita justiça, já que se saíra muito bem nos quesitos peso corporal (155 kg), animação e oratória, sendo superado apenas pela maior estatura física dos dois primeiros classificados, que também brilharam nos demais critérios do concurso, notadamente o vencedor, André Gondim.

Fernando Bezerra substituiu a candidatura do não menos animado Lauro Bezerra (qualquer parentesco é mera coincidência), anteriormente indicado pela ACLJ. Lauro é detentor do título de Rei de Pasargada, conferido pelo Movimento Pelos Bares da Vida (PBV), mas declinou de concorrer ao título de Rei Momo cearense na última hora, tendo em vista outros compromissos sociais que teve de assumir para este carnaval.

Aliás, não fosse isso, Laurão teria sido aclamado pela Crônica Carnavalesca, tendo em vista as suas óbvias qualidades para o trono – compleição física, estatura, animação, tradição carnavalesca e nível intelectual avantajado. Além do valioso patrocínio do Empório Embaixada da Cachaça, a ele garantido.

Independentemente do resultado do pleito, a intenção da ACLJ em apresentar um candidato a esse concurso, no cumprimento de suas atribuições institucionais pela cultura popular local, era revigorar a instituição do Rei Momo no Ceará, dentre as iniciativas de resgate e incentivo do carnaval de Fortaleza, que há alguns anos sofre a concorrência severa de outros polos de folia no Estado e no País. 

De parabéns a Crônica Carnavalesca, pela beleza e pela lisura do pleito, na pessoa de seu presidente, Jornalista Francisco Félix, já no seu 11º mandato, ao qual será outorgada pela ACLJ a Medalha Jornalista Durval Aires de Menezes, comenda destinada aos grandes agitadores culturais do Ceará, dentre os quais Felix brilha como estrela maior.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário