quarta-feira, 17 de julho de 2019

REUNIÃO NA TENDA ÁRABE E MOMENTO LITERÁRIO - 16.07.2019


REUNIÃO NA TENDA ÁRABE
E MOMENTO LITERÁRIO


Na noite da última terça-feira (16.07.2019) reuniram-se na Tenda Árabe os acadêmicos  Reginaldo Vasconcelos, Rui Martinho Rodrigues, Adriano Vasconcelos, Paulo Ximenes, Alana Alencar, Arnaldo Santos, Júlio Soares, Vicente Alencar, Humberto Ellery, Altino Farias,  Márcio Catunda, e Aluísio Gurgel do Amaral Júnior.


O diplomata Márcio Catunda Ferreira Gomes, Membro Correspondente Itinerante da ACLJ, tomou posse oficialmente na oportunidade, recebendo o seu diploma das mãos do proponente de seu nome, Aluísio Gurgel do Amaral Júnior. Na imagem, assinando o termo de posse e vestindo a pelerine ritual, com a ajuda da acadêmica Alana Alencar.






A experiência gastronômica da semana foi macarrão yakisoba, um prato de origem chinesa cujo nome significa, literalmente, "macarrão frito".


O prato, conhecido internacionalmente, é composto por legumes e verduras fritos juntamente com o macarrão e aos quais se agregam três tipos de carne – bovina, suína e de frango. É feito com macarrão do tipo lámen e é assim que é consumido em diversos lugares do mundo. É item do repertório culinário da família Vasconcelos.   

Seguiu-se à reunião a sessão de leitura de poesia e de prosa poética, o “Momento Literário da Embaixada da Cachaça”, evento cultural semanal instituído pelo Embaixador Altino Farias, Membro Titular Fundador da ACLJ.

Essa prática artística e performática, internacionalmente designada como poetry slam,  nasceu em Chicago, na Green Mill Tavern, em meados dos anos 80, por inciativa do escritor Marc Kelly Smith, disseminando-se por todo o país e depois pela Europa, e por outras partes do mundo. A palavra inglesa slam refere a poesia produzida para ser lida em público.

Participaram da declamação Altino Farias, Vicente Alencar, Roberto Paiva, Reginaldo Vasconcelos, Paulo Ximenes, Luciano Maia, Adriano Vasconcelos, Júlio Soares, Maria de Jesus, Akemi Ito e Humberto Ellery.









Nenhum comentário:

Postar um comentário