terça-feira, 9 de julho de 2019

CRÔNICA - Seu amigo, Você. (ES)


SEU AMIGO, VOCÊ.
Edmar Santos*


Amigo não se importa com distâncias. Nesses tempos de tecnologia as distâncias diminuíram, com a virtualidade. Amigo se incomoda mesmo é com o silêncio.

Tem sempre alguém que preterimos de contatar, em benefício de outros. Nem sempre isso é intencional –  creio que até na maior parte das vezes. Agora, tem um amigo que quase sempre deixamos de lado – do seu lado interno – para vivermos apenas com foco nas relações externas. O efeito disso é que ele adoece.

Quando o silêncio vem causar adoecimento nesse amigo, passamos a dar conta de quanto tempo não o contatamos, não o olhamos nos olhos, não percebemos a metamorfose de seu rosto, causado pelo passar do tempo. Adoecemos em sua doença.

Seu amigo, você! Onde ele está agora? Que palavras teria para tratar com ele? Como será que ele se sente longe desse mundo externo e social?

Pertencimento de grupo, de sorrisos largos e vazios, gargalhadas plásticas, multidões de solitários reunidos em espaços comuns, amizades situacionais. A sociedade que nos faz bem e que nos destrói – mistérios que o paradoxo do ser social nos põe a enfrentar. Qual a saída?

Amigo oculto? Não! Amigo de dentro. Ele está sempre pronto e é o único a fazer você ser melhor. O segredo é se dar conta de quão dependente somos dessa amizade interior que deixamos sempre para depois. Amizade é alimento de saúde mental – Com a externa comemos das relações sociais o alimento da existência; com a interna nos nutrimos dessa energia vital. Comer para matar a fome, não nutre!


Nenhum comentário:

Postar um comentário